A responsável pela Central de Imuno-hematologia da Fundação Hemominas, Luciana Cayres, conduziu na tarde desta sexta-feira, 12/04, no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), uma visita técnica sobre Rotina Imuno-hematológica de Banco de Sangue para mais de 40 estudantes do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e da Faculdade Pitágoras.

Durante o encontro, Luciana explicou que todas as bolsas de sangue coletadas nas unidades da Rede Hemominas passam por testes obrigatórios por lei. “O objetivo dessa aula é mostrar para vocês a rotina da Central de Imuno-hematologia da Hemominas, local onde são realizados os testes laboratoriais nas bolsas de sangue”.

Durante a visita foram abordados, além do conceito de Imuno-hematologia, assuntos como Sistema ABO, Sistema Rh, Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI), Identificação de Anticorpo Irregular (IAI) e fenotipagem completa.

A professora de Imunobiologia Básica e Imunobiologia Clínica do Uni-BH, Clara Veloso, acompanhou as turmas de Biomedicina, Medicina e Enfermagem na visita ao HBH. Para ela, iniciativas como esta são muito válidas, pois permitem aos estudantes o contato direto com especialistas na área. “Eles têm a oportunidade de vivenciar a rotina da profissão que eles estão escolhendo. É o alinhamento da teoria com a prática”, salientou.

A mesma opinião é compartilhada pela professora de Hematologia e Biologia Celular da Faculdade Pitágoras, Tatiane Braga. Ela estava com os alunos do primeiro e segundo períodos dos cursos de Biomedicina e Farmácia. “Desde 2009, quando comecei a lecionar, trago os alunos aqui. A visita técnica acrescenta muito à teoria desenvolvida na sala de aula. Eles saem encantados!”, afirmou.

A ação faz parte do programa de capacitação promovido pelo setor de Treinamento e Ensino da Fundação Hemominas. As instituições de ensino interessadas em participar das capacitações podem enviar uma mensagem para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando informações.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar