Anna Bárbara de Freitas Carneiro Proietti

Presidente da Fundação Hemominas de 1999 a dezembro de 2010, Anna Bárbara de Freitas Carneiro Proietti é servidora  da instituição há 25 anos, onde  também chefiou o Ambulatório e o Serviço de Pesquisa. Terceira presidente na história da Hemominas, a pesquisadora enfatiza a importância do trabalho contínuo da equipe no aprimoramento do projeto inicial da Fundação que comemora, em 2016, seu 31° aniversário.

Graduada em medicina (1979) e doutora em virologia (1997) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado em hematologia na Universidade Johns Hopkins, Baltimore, EUA (1987-1989), Anna Bárbara destaca-se em pesquisas e publicações nacionais e internacionais na área da hematologia. Foi selecionada como “Eisenhower Fellow” do ano 2000 e participa do comitê nacional de seleção de bolsas da “Eisenhower Fellowships”, que presidiu por seis anos. É fundadora e foi diretora executiva da Associação Brasileira de Eisenhower Fellows (ABEFELLOWS) por dois mandatos.

Fundadora e coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV (GIPH) da Fundação Hemominas, desde 1997, Anna Bárbara orienta alunos de iniciação científica e pós-graduação. Seu currículo inclui relevante trabalho em Medicina e Saúde Pública, sobretudo nos temas HTLV, hemoterapia e segurança transfusional.

Atuou, ainda, na área de Gestão de Serviços de Hematologia e Hemoterapia, com ênfase nos processos da qualidade e gestão estratégica, e integrou comissões da Coordenação do Sangue do Ministério de Saúde e da Gerência Geral de Sangue e Hemoderivados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Participou do Conselho Curador da Fapemig e foi consultora da Câmara da Saúde (CDS) dessa instituição por dois mandatos. 

Fez formação psicanalítica no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais e participa das atividades do Campo Lacaniano, em Belo Horizonte, tendo já publicado artigos na área de psicanálise. Ministra cursos sobre relações humanas, prevenção de conflitos e atendimento ao público. É escritora, tendo publicado livros de ficção para adultos e crianças.

Currículo Lattes

Ângela Gabriela Naves Givisiez

Nomeada pelo Governo de Minas,  Ângela Gabriela Naves Givisiez exerceu a presidência da Fundação Hemominas de 19/11/1993 até 1998. Sua passagem pela instituição registra também a função de diretora técnico-científica, no período de 1984 a 17/04/1992. Graduada em medicina (1964) pela UFMG, com especialidade em hematologia, hemoterapia e pediatria pelo Conselho Regional de Medicina de MG, desenvolveu atividades em outras entidades, como: diretora administrativo-financeira do Hospital Luxemburgo - Associação dos Amigos do Hospital Mário Penna; médica hemoterapeuta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de MG (Fhemig). 

Ainda na Fhemig, chefiou o Serviço de Recrutamento de Doadores (1984/1988); comandou o Serviço de Atendimento e Recrutamento de Doadores de Sangue do Hospital Felício Rocho. Na área de pediatria, atuou no Hospital Infantil de Urgência São Paulo (Hiusp); prefeitura de BH e no Inamps/PAM de Contagem. No Hospital Sálvio Nunes/Fhemig, onde exerceu a pediatria durante 14 anos, dirigiu a equipe hospitalar, de 1970 a 1979. Como hematologista, trabalhou no Hospital Alberto Cavalcanti e no Instituto Nacional de Previdência Social (Inamps).

Na formação acadêmica, destacam-se estágios complementares da especialidade hemoterapia: Centre Nationell de Transfusion Sanguines (CNTS), Departement de Collects AP/rg. Projeto de Cooperação Franco-Brasileira. Estágio. Paris, França e no Hemocentro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Recife.  

Várias publicações científicas trazem capítulos de sua autoria: Givisiez, A.G. N.; Givisiez, C.B. Transfusão de Sangue e Doenças Infecciosas. In: Tonelli, e.; Freire, J.M.S. Doenças Infecciosas na Infância e adolescência. 2 ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2000.cap.135 p.2149-2168.v.2; Givisiez A. G. N.; Givisiez, C. B. Transfusão de Sangue. In: Ratton, J. L de A. Medicina Intensiva. São Paulo: Atheneu, 1992. cap.27, p.298-312 e Givisiez, A. G. N. (Coord.) Manual de Procedimentos: Área Técnica. Belo Horizonte: Fundação Hemominas.1992.

Foi condecorada pelo Governo de Minas com a Medalha da Inconfidência (1997) e Medalha Santos Dumont (1994). De 2004 a 2008, presidiu o departamento de Hematologia e Hemoterapia da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Em 2008, tomou posse como Acadêmica Titular da Cadeira número 81, pela Academia Mineira de Medicina (AMMG). Atualmente, é coordenadora médica do Posto de Coleta da Clínica Romeu Ibrahim de Carvalho, em BH.

Laércio de Melo

Primeiro diretor do então Hemocentro MG, inaugurado oficialmente em 1985, Laércio de Melo presidiu a instituição de 29/03/1990 a 18/11/1993. Graduado em medicina pela UFMG (1973), pós-graduado em Hematologia e Hemoterapia (Hospital Felício Rocho) e doutor em Clínica Médica pela Unicamp (2006), Laércio de Melo é um dos construtores da história da Fundação Hemominas. Participou dos processos de implantação e inauguração dos Hemocentros Regionais de Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares, Ituiutaba, São João del-Rei e Uberaba. E, ainda, atuou nos processos de criação das unidades de Uberlândia, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Manhuaçu e Itajubá.

Várias condecorações públicas, como a Comenda Carlos Chagas, em 2000; o Certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Fundação Hemominas e a condecoração pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia marcam a trajetória do ex-presidente. Em 2002, pelo Governo de Minas, foi homenageado com a Ordem do Mérito da Saúde / SUS.

Desde 1992, é coordenador do Programa Nacional de Controle de Qualidade Externo em Imuno-hematologia da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. E, há mais de duas décadas, é palestrante e autor de publicações relacionadas com saúde pública no Brasil e em outros países. 

Em seu currículo, destaca-se a participação como membro do Conselho da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, desde 1991; membro do Conselho Editorial da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - 1992/1994; membro da International Society of Blood Transfusion (ISBT) e conselheiro regional (Américas) na International Society of Blood Transfusion (ISBT) - 1990-1994.