{slider Biblioteca Ricardo Ribeiro dos Santos - Hemocentro de Belo Horizonte|closed}

Criada em julho de 1989, a Biblioteca da Fundação Hemominas chamou-se, de início, “Dr. Laércio de Melo”, então presidente da Fundação. A pedido do próprio presidente, a denominação foi alterada para “Ricardo Ribeiro dos Santos”, em homenagem a um servidor muito estimado pela Hemominas, falecido em 1988. O acervo agrega cerca de 900 títulos, entre livros, periódicos, folhetos, teses, dissertações, Anais de eventos, CDs e DVDs. É uma biblioteca especializada em hematologia, hemoterapia e assuntos correlatos, constantemente atualizada por meio de novas aquisições.  A Biblioteca Ricardo Ribeiro dos Santos funciona no terceiro piso do Hemocentro de Belo Horizonte.

Entre seus objetivos estão: oferecer meios para atualização, atendendo às necessidades de informação do corpo técnico de todas as unidades da Fundação Hemominas; divulgar a produção científica, local, nacional e internacional; dar suporte às atividades de pesquisa dos servidores institucionais, atender à comunidade, em geral, nas atividades de pesquisa.

Informações

Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Público
Comunidade interna e externa

Endereço
Alameda Ezequiel Dias 321 – 3º andar – Santa Efigênia – Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.130-110

Contatos

Biblioteca
E-mail : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maria Inês Iunes (Bibliotecária)
E-mail : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Cacilda Assunção (Assistente Técnico)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3768-4513

Serviços

Público Interno

  • Serviço de referência
    Atendimento e consulta local.
    Pesquisa bibliográfica.
    Auxílio em normalização de trabalhos científicos de pesquisa institucional.
    Disponibilização de artigos de periódicos eletrônicos assinados pela biblioteca ou solicitados na Rede Bireme, desde que o usuário esteja desenvolvendo pesquisas de interesse da Fundação, no limite de 5 (cinco) artigos, por usuário.
  • Cadastro para empréstimo
    Conforme Instrução Normativa PRE Nº 062/2012, na Intranet e na biblioteca da Fundação.
  • Empréstimo de acervo
    São emprestadas três obras por leitor.
    As revistas técnicas e obras de referência serão emprestadas pelo prazo de uma hora.
    Empréstimo domiciliar: de 14 dias, desde que o usuário esteja devidamente cadastrado na Biblioteca.
    Empréstimos aos usuários das Unidades que não possuem biblioteca: através de cadastro na biblioteca onde haja a obra de seu interesse, enviando os dados para cadastro e cópia do crachá de identificação funcional, via correio eletrônico ou malote. Os comprovantes de empréstimo e devolução nas unidades será o recibo do Sipro.
  • Reserva
    O atendimento às reservas será em ordem cronológica de solicitação. O usuário que não buscá-la em 24 horas perderá o direito à mesma.
  • Renovação
    A renovação do empréstimo será efetuada mediante solicitação pessoal, telefone ou correio eletrônico.
    É permitido ao usuário renovar o empréstimo da obra, somente duas vezes, caso não haja reserva para a mesma.

Publico Externo

  • Serviço de referência
    O usuário não vinculado à Fundação Hemominas poderá realizar consultas no recinto da biblioteca e poderá retirar até 2 (duas) obras das dependências da biblioteca por um período de 1 (uma) hora, devendo devolvê-la na própria biblioteca. Esse serviço será realizado mediante apresentação de documento oficial com foto e assinando um termo de compromisso de devolução da obra. A utilização não permitida ou não autorizada de obra intelectual, em qualquer modalidade, constitui crime previsto pelo art. 184 do Código Penal. 

Sanções

A devolução do empréstimo da obra fora do prazo estabelecido acarretará suspensão de empréstimo pelo dobro de dias, a contar da data da sua devolução.
A perda ou danificação da obra implicará ao usuário a reposição da mesma ou de outra obra atualizada, indicada pela Biblioteca coordenadora.
No caso do usuário não poder devolver a obra dentro do prazo estabelecido, por motivo de força maior, deverá comunicar-se imediatamente com a Biblioteca; caso contrário, ele estará sujeito às sanções acima referidas. Os casos omissos serão resolvidos segundo orientação do Bibliotecário ou da sua Chefia Imediata.



Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico