A busca de soluções para problemas do cotidiano é certamente o principal fator que impulsiona a inovação tecnológica. Como a obtenção de soluções inovadoras requer esforço e investimento, surge a necessidade de que esses investimentos sejam recompensados.

A principal forma de recompensa e estímulo à criação de novas tecnologias é a garantia de exploração exclusiva da invenção, impedindo a cópia não autorizada por terceiros. Desta forma, a propriedade intelectual emerge como uma ferramenta imprescindível para a inovação tecnológica.

A Fundação Hemominas, como uma instituição que atua em pesquisa e inovação, tem avançado continuamente no campo da propriedade intelectual, buscando estreitar a distância entre a pesquisa científica e o aproveitamento de seus benefícios pelos cidadãos por meio da disponibilização de novas tecnologias, principalmente nas áreas de hematologia e hemoterapia.

Para facilitar a compreensão dos principais conceitos nas áreas da propriedade intelectual e da inovação, o Núcleo de Inovações Tecnológicas da Fundação Hemominas (INOVHEMOS) elaborou materiais educativos e de divulgação na forma de um folder e uma cartilha, contendo de forma direta e simplificada, os principais aspectos relacionados a esses temas. Esse material deve servir como ponto de partida para a compreensão do assunto. Para mais informações e orientações o INOVHEMOS poderá ser consultado.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico