Informatização documental da Fundação Hemominas

De acordo com o Decreto nº47.228, publicado em 5 de agosto de 2017, no Diário Oficial Minas Gerais, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG) é o novo modelo de informatização documental do Governo de Minas, que visa promover a sustentabilidade econômica e ambiental. 

O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, tendo como principais características a eliminação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento, além de favorecer a eficiência e transparência na gestão pública.

Os processos eletrônicos públicos do Governo do Estado de Minas Gerais podem ser acessados pelos cidadãos por meio da Pesquisa Pública, a qual possibilita a visualização dos andamentos e acesso à íntegra dos documentos públicos. A Fundação Hemominas já está utilizando o SEI em seus processos. Acesse aqui para obter mais informações sobre o sistema SEI!MG.

De acordo com a Resolução Conjunta SEPLAG/SEC Nº 9921, de 02 de outubro de 2018, os processos/instrumentos a serem formalizados junto à FUNDAÇÃO HEMOMINAS deverão ser tramitados por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI!MG e poderão ser acessados pelos Usuários Externos, por meio de SEI específicoUsuário Externo é pessoa autorizada pelos respectivos Órgãos/Instituições do Estado de Minas Gerais a visualizar processos e documentos do Sistema Eletrônico de Informações (ex.: cidadãos, representantes legais das empresas, de hospitais, de prefeituras, etc.). Também pode obter autorização da unidade geradora do documento para assinar documentos disponibilizados para este fim (ex.: Contratos, Termos Aditivos, Convênios, Termos, etc.).

A seguir, mais informações sobre o USUÁRIO EXTERNO:

Quem pode ser cadastrado como Usuário externo?

Qualquer pessoa natural que, mediante cadastro prévio, está autorizada a acessar ou atuar em processos do SEI, como USUÁRIO EXTERNO, para fins de peticionamento e intimações eletrônicos ou assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros documentos relativos ao Governo de Minas Gerais, para a prática de atos processuais em nome próprio ou na qualidade de representante de pessoa jurídica ou de pessoa natural.

Procedimentos para liberação de acesso de Usuário Externo ao SEI!MG - Fundação Hemominas

Para liberação de acesso ao SEI!MG por Usuário Externo, são necessárias as etapas (I a IV) a seguir:

I - USUÁRIO EXTERNO:

Cadastra-se no Sistema para Cadastro de Usuário Externo e envia a documentação pertinente para o endereço eletrônico da área responsável (setor de interesse) da Fundação Hemominas, com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., conforme orientações constantes no arquivo abaixo.

Atenção: Os documentos deverão ser encaminhados para a área responsável da Fundação Hemominas através do mesmo e-mail que será cadastrado no Sistema para Cadastro de Usuário Externo e no Termo de Declaração de Concordância e Veracidade.

II - ÁREA RESPONSÁVEL DA FUNDAÇÃO HEMOMINAS:

Verifica se os documentos recebidos foram enviados conforme as exigências descritas acima. Após verificação de todos os documentos, deverá encaminhar o e-mail recebido, com todos os anexos, para a equipe do SEI da Fundação Hemominas solicitando a liberação do acesso do Usuário Externo.

III - EQUIPE SEI DA FUNDAÇÃO HEMOMINAS:

A equipe do SEI ficará responsável pela liberação de acesso do Usuário Externo ao sistema SEI e encaminhará e-mail resposta à área responsável. Os acessos ao SEI dos Usuários Externos somente serão liberados se a documentação estiver completa e coerente com o cadastro prévio no sistema.

IV - ÁREA RESPONSÁVEL DA FUNDAÇÃO HEMOMINAS:

Comunicará ao Usuário Externo sobre a liberação de seu acesso ao sistema.

Disponibilização de documentos da Fundação Hemominas para consulta / assinatura por Usuário Externo do SEI

Para disponibilização de documentos da Fundação Hemominas para assinatura por Usuário Externo: 

I - ÁREA RESPONSÁVEL DA FUNDAÇÃO HEMOMINAS:

Após a liberação de Acesso do Usuário Externo pela equipe do SEI, a área responsável poderá disponibilizar os documentos para assinatura dos Usuários Externos.

Também é possível a disponibilização de consulta de processos/documentos. Neste caso, que se trata apenas de consulta, não é preciso o prévio cadastro como Usuário Externo.

Orientações constantes nos Itens 10.1, 10.4 e 10.5 do Manual do Usuário do SEI.

II - USUÁRIO EXTERNO:

O Usuário Externo receberá um e-mail contendo um link que dá acesso à página de login do SEI.

Ao digitar e-mail e senha, o sistema abre a tela “Controle de Acessos Externos”. Esta tela contém um quadro com a relação de processos que devam receber a assinatura e respectivos documentos.

O Usuário Externo poderá assinar o documento, conforme liberações das áreas responsáveis da Hemominas. Esta operação é registrada automaticamente no histórico do processo.

Manual de Usuários Externos

O manual visa instruir sobre os procedimentos/funcionalidades do sistema a serem adotados pelo Usuário Externo.

Acesse o link para obter as orientações necessárias.

 
Gestor responsável: Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação