Descrição

Criado em 20 de janeiro/2003 pela Portaria PRE N ° 052/2003, de 31/03/2003 da Fundação Hemominas, o Hemonúcleo de Diamantina iniciou suas atividades em 10 de março de 2003, tendo sua sede em comodato com a prefeitura municipal.  

Portaria de criação da Unidade - Portaria PRE N ° 052, de 31/03/2003

 

Horários da unidade

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira: 8h às 12h
Telefone: (38) 3532-1358
Fax: (38) 3532-1360

Horário de atendimento

Segunda-feira: 8h às 12h
Terça a sexta-feira: 7h às 12h
Telefone: (38) 3532-1358 / 3532-1361
Agendamento por telefone: 155 - opção 1
Agendamento online

Horário de atendimento

Segunda-feira: 8h às 12h
Terça a sexta-feira: 7h às 12h

Tipos de atendimento

Cadastramento de Candidatos à doação de Medula Óssea

Segunda a sexta-feira: 9h às 12h

 

Endereço

Rua da Glória, 469 - Fundos - Bairro: Centro - Cep: 39.100-000

Como chegar

De ônibus: todas as linhas de lotação passam em frente da unidade.
De carro: próximo da Igreja da Luz

Observação: acesso fácil - só posicionar no passadiço da Glória (marco histórico na cidade) e subir.

Serviços prestados

Obter cadastro com candidato à doação de medula óssea
Obter tratamento para pacientes com hemoglobinopatias
Obter tratamento para pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica
Contratar serviços de fornecimento de sangue
Obter atendimento para coagulopatias hereditárias

Quem é quem

Coordenação
Antônio Edvaldo Silva
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (38) 3532-1354

Gerência Administrativa 
Wilker Pinheiro Cordeiro
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Telefone: (38) 3532-1351

Gerência Técnica
Eduardo Almeida Orlando
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (38) 3532-1356


Informações adicionais

As atividades do Hemonúcleo de Diamantina incluem o cadastro, a captação e triagem de doadores, coleta, fracionamento do sangue e distribuição de hemocomponentes para as casas de saúde de Diamantina e municípios contratantes. No ambulatório da unidade são atendidos os pacientes portadores de anemia falciforme e hemofilias, e realizadas transfusões e sangrias terapêuticas. 

Mensalmente são feitas coletas externas de sangue nos municípios vizinhos, empresas ou faculdades, cujo objetivo é aumentar o número de doações, bem como divulgar as atividades do Hemonúcleo. A doação de sangue capta 350 bolsas/mês. Importante: todos os candidatos à doação de sangue são estimulados também a se cadastrarem como potenciais doadores de medula óssea. A meta de cadastros de doadores de medula é 100/mês. Ainda, por meio de atividades desenvolvidas em escolas da comunidade, outro programa - Doador do Futuro - investe na formação de futuros cidadãos conscientes da importância da doação de sangue. 

Com 33 servidores, sua área de abrangência inclui 11 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, prestando serviços a três (3) Assistências Hemoterápicas e a nove (9) Agências Transfusionais. Atende a hospitais de Diamantina (Hospital Nossa Sra. Da Saúde e Santa casa de Caridade); Sabinópolis (Hospital São Sebastião); Serro (Casa de Caridade Santa Tereza); Gouveia (Hospital e Maternidade Dr. Aureliano Brandão; Capelinha: Hospital São Vicente de Paulo; Coluna: Hospital Agostinha Alcântara Aguiar; Berilo: Hospital Nossa Sra. Dos Pobres; Turmalina: Hospital São Vicente de Paulo; Itamarandiba: Hospital de Itamarandiba e Hospital Geraldo Ferreira Gandra; Minas Novas: Hospital Dr. Badaró Júnior; Rio Vermelho: Hospital João César de Oliveira

 Prova Cruzada e Distribuição: 24h 

Estabelecimentos de saúde

Conheça a relação dos estabelecimentos assistenciais de saúde que têm contratos formalizados com esta unidade, para prestação de serviços de fornecimento de hemocomponentes.


Como se tornar um contratante

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica