Um convite à solidariedade. Este é o foco deste segundo momento da série Fundação Hemominas: os caminhos do sangue doado, envolvendo as campanhas para captação de doadores desenvolvidas por todas as unidades da Rede Hemominas durante o ano.
Elas ocorrem face à necessidade diária de sangue para atendimento a pacientes que precisam de transfusão em hospitais e em outros estabelecimentos de saúde, bem como em benefício dos cerca de 11 mil portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias assistidos nos ambulatórios da própria Fundação.
Às campanhas temáticas criadas pela Assessoria de Comunicação Social – ACS - (geralmente em datas como o Dia das Mães, Natal, Dia do Doador, Páscoa etc), compostas por banners, posts nas redes sociais, vídeos e que circulam na rede, as unidades também se empenham nas ações locais, produzindo cartazes, vídeos, fazendo passeatas, conquistando parcerias que caminham junto à Fundação para captar doadores. Sem falar nas lives!
Para ampliar o universo de doadores, o processo de divulgação contempla também campanhas (vídeos, folders, áudios, cartazes) produzidas por uma agência de publicidade externa que veicula as peças em diversas mídias (emissoras de TV e rádio, internet, por exemplo) e nas cidades que abrigam as unidades em todo o estado. Lembrando, é claro, o apoio e a divulgação espontânea que os veículos de imprensa emprestam à causa.
É o que destaca a assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra: “Falar de campanhas para doar sangue é falar de solidariedade em movimento. Tanto as campanhas produzidas pela ACS ou aquelas desenvolvidas pelas equipes de captação das unidades são oportunidades únicas para sensibilizar e divulgar a importância e necessidade da doação e, assim, salvar vidas”, considera.
SensibilizAÇÃO
Um esforço conjunto que une equipes das diversas áreas da Hemominas – as que elaboram, executam, apoiam, divulgam, multiplicam, atendem, como as de Captação, Comunicação, Enfermagem – cada uma segundo suas competências e criatividade, desdobrando-se em ações diárias recompensadas a cada vez que um doador chega às portas da Fundação.
Abaixo, amostra das campanhas feitas pela equipe de Comunicação (PRE.ACS) e o alcance das redes sociais.
Os fios das redes sociais são também uma das formas pela qual a criatividade acontece e contribui para atrair o doador. Além de aumentar a visibilidade, elas são ótimos canais de relacionamento com o público, exigindo resposta rápida e eficaz. Por meio delas, é possível conhecer a opinião real das pessoas e, dessa forma, construir uma relação de proximidade e confiança.
Todos os posts e imagens veiculados nelas, vindos das contribuições espontâneas dos seguidores, como enviados pelas unidades e que podem ser acessados pelo @hemominas, já alcançam os seguintes resultados: mensalmente, são cerca de 500 demandas sobre dúvidas dos cidadãos e divulgação de aproximadamente 80 conteúdos informativos, entre respostas diretas aos seguidores e mensagens.
Sem esquecer as campanhas produzidas espontaneamente pelos parceiros de todas as horas, a quem a Hemominas agradece de coração. E com todas as veias.
Unidades: convite à doação
Passeatas, palestras, contatos com a imprensa local, parcerias, confecção de cartazes e brindes são algumas das formas pelas quais as unidades da Rede Hemominas se valem para convidar as pessoas a exercerem o gesto nobre da doação de sangue.
Para a Responsável do Setor de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), Hellen Dupim, as campanhas e ações são oportunidades de divulgação da doação voluntária de sangue: “Quando realizadas em parcerias com instituições, possibilitam maior visibilidade, promovendo a responsabilidade social e mobilização da população diante da importância desse ato, sendo essa uma fundamental estratégia de conscientização para a cultura da doação voluntária de sangue e manutenção dos estoques”, ressalta.
A decoração das unidades em datas especiais é uma forma de agradecer e receber carinhosamente o doador.
É o que revela a captadora do Hemocentro de Governador Valadares, Erilane Viana Barbosa: “Em todas as campanhas ornamentamos o Hemocentro, distribuímos camisas e lanche diferenciado, como forma de valorização dos doadores. Com a divulgação na mídia, percebemos que nas semanas em que foram realizadas houve uma melhora no comparecimento de doadores de sangue”.
E quem disse que doação não dá samba?
Não para o Hemocentro de Juiz de Fora! Lá, o tradicional bloco UNIDOS PELA VIDA, que há mais de 10 anos antecede o Carnaval, chama a atenção para a causa da doação e tem a participação de diversas instituições da sociedade civil. Com direito a samba-enredo.
Outras duas campanhas promovidas pelo Hemocentro também se destacam: a CAMINHADA PELA VIDA, realizada no Museu Mariano Procópio para lembrar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.
Mais uma: o DESFILE DOAÇÃO DE SANGUE SEMPRE NA MODA, parceria que une agência de modelos e a Faculdade de Moda da Estácio de Sá. As roupas são confeccionadas em alusão à causa. O desfile já acontece há mais de 15 anos no centro da cidade e apenas na pandemia não aconteceu.
Para concluir, a contribuição da Unidade de Coleta e Transfusão de Além Paraíba, como esta que a prefeitura de Além Paraíba produziu, com o talento da sua Assessoria de Comunicação, para incentivar a doação. Confiram aqui.
UFA! É campanha que não acaba mais!
Pena que o espaço é pequeno (até esticamos muito!) para falar do trabalho feito em todas as unidades, por sua conta, e via parcerias, mas as destacadas simbolizam o agradecimento da Fundação Hemominas àqueles que se unem pela causa da doação.
Parabéns ao empenho, criatividade e competência de todas as unidades que, cada uma de seu jeito e possibilidades, ajudam a Rede Hemominas a tecer a rede solidária em benefício da vida.
Abaixo, em Galeria, destacamos algumas das campanhas feitas pela Rede, ao longo do tempo.
Acessem também o vídeo que referencia a matéria.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicaçao Social