Comemorado em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado em 2005 pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e homenagear aqueles que já são doadores.
A equipe de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) realizou ações em vários pontos da capital durante a manhã desse sábado, 13/06, com distribuição de abraços e balões em alusão ao gesto de doar sangue. A ação começou no HBH e seguiu até a Praça da Liberdade, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital. Depois, os colaboradores seguiram para a Praça da Estação e encerraram a ação no Mercado Central. Muitas pessoas foram esclarecidas e sensibilizadas quanto à importância da doação de sangue. O profissional de Relações Públicas, César Henrique Amaral Pardini, parabenizou a campanha da Fundação Hemominas e reforçou a importância da doação voluntária de sangue. “Doar sangue é muito mais que entregar um pouco do seu sangue. É compartilhar um pouco de você com o outro”, disse.
Doadora desde 1994, a professora Thais Alexandrina participou da ação na Praça da Liberdade e se sentiu prestigiada com a ação. Para ela, a data serve para informar outras pessoas sobre o processo da doação de sangue para que elas também queiram se tornar doadoras. "É importante conscientizar outras pessoas sobre a importância da doação de sangue não somente nos períodos em que a demanda cresce, mas em todas as épocas do ano”, afirmou. “O ato é muito simples para quem doa, mas de grande valia para quem recebe”, ressaltou.
A apresentadora Fernanda Keulla também participou da ação e, juntamente com a equipe do Hemocentro de Belo Horizonte, distribuiu balões na Praça da Liberdade e ajudou a conscientizar as pessoas abordadas. Fernanda se sensibilizou pela causa e se diz muito orgulhosa em apoiar iniciativas que incentivam a conscientização pela doação voluntária de sangue. “Já senti na pele o quanto a doação de sangue é importante, quando familiares precisaram, e me sinto muito orgulhosa em apoiar uma causa como a doação voluntária de sangue”, disse. “É muito prazeroso incentivar as pessoas a fazerem este ato de solidariedade que é tão simples e ao mesmo tempo tão valioso”, completou.
Ações no interior
No Hemonúcleo de Divinópolis, a comemoração foi feita na sexta-feira, 12/06, com entrega de mensagens alusivas à data e apresentação do Coral do Centro de Artes e Ofícios da cidade. Em Juiz de Fora, o Hemonúcleo Regional da cidade promoveu a “Caminhada pela Vida” no domingo, 14/06, no Museu Mariano Procópio. Já em São João Delrey e Governador Valadares as homenagens aos doadores acontecem nesta segunda-feira, 15/06, com entrega de lembranças alusivas à data.Outros Hemocentros e Hemonúcleos da Fundação Hemominas também celebraram o Dia Mundial do Doador de Sangue em suas cidades. No sábado, 13/06, o Hemocentro Regional de Montes Claros, realizou uma ação educativa em parceria com estudantes de medicina da faculdade Unimontes. A ação levou esclarecimentos sobre a doação de sangue, na Praça da Catedral, com distribuição de panfletos, agendamento de doações e uma exposição de cartas anônimas de pacientes em agradecimento aos doadores por salvarem suas vidas. Já no domingo, 14/06, um estande no Parque Municipal Milton Prates foi montado em parceria com os estudantes de enfermagem da Faculdade Santo Agostinho durante programação da instituição realizada com passeio ciclístico, atividades físicas e sensibilização para doação de sangue.