O Hemocentro de Belo Horizonte – Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia, atrás do Parque Municipal - solicita aos doadores e candidatos à doação que antecipem sua doação de sangue para quinta-feira (31/10) e sexta-feira (01/11).
Os hemocomponentes, após coletado e fracionado o sangue, devem aguardar a liberação dos testes sorológicos para serem distribuídos aos hospitais para transfusões aos pacientes. Como o estoque de todas as unidades da Hemominas no estado é gerenciado de maneira integrada, ou seja, as bolsas coletadas e liberadas em qualquer unidade da Hemominas poderão ser transfundidas em pacientes de qualquer região de Minas Gerais, a coleta de sangue precisa ser contínua, permitindo melhor aplicação das doações efetuadas.
Os hemocomponentes, após liberados pelos testes de laboratório, têm prazo de validade diferentes: plaquetas, que contribuem na coagulação do sangue, duram cerca de cinco dias, com armazenamento técnico adequado; as hemácias, células vermelhas do sangue e que contribuem para diminuir as anemias, duram cerca de 35 dias. O plasma, parte líquida do sangue, dura até cinco anos.
Por isso, as doações efetuadas na quinta (31/10) e na sexta-feira (01/11) no Hemocentro de Belo Horizonte poderão salvar vidas em todo o estado. Essa iniciativa poderá suprir a oferta de hemocomponentes logo após o feriado nacional, quando não haverá coleta de sangue, permanecendo em funcionamento em regime de plantão nesse dia o laboratório de prova cruzada e a distribuição de hemocomponentes aos hospitais.
Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.
Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Informações sobre gripe, acesse http://www.saude.mg.gov.br/gripe
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr