No próximo sábado, 31 de maio, a Fundação Hemominas realiza coleta de sangue no município de João Pinheiro, região noroeste de Minas.
A ação acontece das 7h às 12h na Escola Estadual Presidente Olegário, localizada na Praça Major Mendonça 375 – Centro. A previsão da equipe do Hemonúcleo de Patos de Minas, responsável pela coleta, é atender cerca de 120 candidatos à doação de sangue no dia.
No mesmo sábado (31), a Hemominas também realiza coleta de sangue no município de Mário Campos, região metropolitana de Belo Horizonte. A ação acontece das 8h às 16h na Escola Municipal Antônio Pinheiro Diniz, localizada na rua Petrina Augusta de Jesus, 16 – Centro. A previsão da equipe da Unidade em Betim, responsável pela coleta, é atender cerca de 160 candidatos à doação de sangue.
Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 16 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos.
Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos mesmos com firma reconhecida em cartório. O modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao.
Evite a gripe e cuide para acabar com a dengue. Pequenos cuidados individuais podem, não só manter a saúde do candidato à doação de sangue, como também evitar a transmissão dessas viroses para outras pessoas.
Informações sobre gripe, acesse http://www.saude.mg.gov.br/gripe.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr.