“Ter um estado onde os serviços públicos estão sendo oferecidos, ainda que não sejam como queremos, não é pouco. Nesse momento precisamos unir nossos melhores esforços. Não podemos, não temos o direito de fraquejar diante das dificuldades para que possamos nos ajudar mutuamente e sair lá na frente... Não queremos ver nosso estado mergulhado no caos como alguns estados irmãos vizinhos. Nós temos que fazer isso por Minas, pelos municípios, pelo país”, disse o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, na abertura do Encontro Estadual do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais – 2017, realizado na Capital em 23 de fevereiro. O secretário presidiu a mesa de honra, composta por autoridades dos poderes executivo municipal, estadual e federal, do judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Controle Social.
O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde, gestores e representantes da sociedade civil organizada, num esforço conjunto de discussão, de planejamento e de definição de estratégias para o Sistema Único de Saúde no estado, que incluiu a necessidade de pensar, também, a proposta de câmaras de conciliação para o fenômeno da judicialização da saúde de maneira mais ampla.
A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, acredita ser o encontro o espaço por excelência do alinhamento da Saúde. “Precisamos ter consciência de que é nos municípios que a política de Saúde se torna concreta, no dia a dia do cidadão. Na hemoterapia, por exemplo, os níveis federal, estadual e municipal são copartícipes, contribuem diretamente para a oferta de hemocomponentes de qualidade para quase a totalidade das transfusões realizadas em Minas Gerais. É o SUS fortalecido pela decisão política dos gestores, beneficiando todos os pacientes do Sistema Único de Saúde”, concclui.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social