Participaram do treinamento enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de Carmo da Mata, Hospital São Municipal Francisco de Iguatama, Hospital Senhora Aparecida de Luz, Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte e Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Pará de Minas.
Foram abordados os seguintes temas: Transporte de Hemocomponentes, Controle de Qualidade e Monitoramento de Temperatura, Biossegurança, Gerenciamento de Resíduos e Hemotransfusão, Sangria Terapêutica, Reação Transfusional, Comitê Transfusional e Hemovigilância.
Além do treinamento a ATs e AHs, o Hemonúcleo de Divinópolis atende a uma média de 1600 doadores de sangue/mês, além de cadastrar mensalmente cerca de 160 candidatos à doação de medula óssea.
No ambulatório são realizados: atendimento multidisciplinar a pacientes portadores de hemoglobinopatias hereditárias e coagulopatias hereditárias; atendimento a pacientes de toda a região com solicitação de transfusões e sangrias terapêuticas; atendimento a hemofílicos para aplicação de fatores da coagulação. Também a farmácia distribui as medicações aos pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias hereditárias cadastrados na unidade, bem como os fatores de coagulação para os hemofílicos.
Agências e Assistências
Os treinamentos são serviços especializados de hemoterapia que a Fundação Hemominas presta a Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) conveniados, públicos ou privados, como hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, laboratórios, bancos de sangue, de órgãos e congêneres.
As ATs têm a função de processar testes de compatibilidade entre doador e receptor e de armazenar e transfundir os hemocomponentes liberados e fornecidos pela FH.
Por sua vez, as AHs demandam diretamente à unidade da Fundação contratada o fornecimento de hemocomponentes necessários ao atendimento pontual, direcionado às urgências e cirurgias eletivas, em conformidade com a legislação vigente.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social