O evento, realizado nessa quarta-feira, 27, no Centro Administrativo João Paulo II, foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o projeto "Vida por Vidas", a Fundação Hemominas e o Grupo Cooperativo Iberoamericano de Medicina Transfusional (GCIAMT).
Participaram da solenidade o prefeito de Betim, Heron Guimarães; a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana; o presidente da Comissão de Saúde, vereador Toninho da Farmácia; a chefe de gabinete da Fundação Hemominas, Maria Isabel Maia; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Betim, Carlos Alberto dos Santos e o coordenador do projeto “Vida por Vidas”, Alessandro Victor.
O prefeito de Betim, Heron Guimarães, destacou a nobreza da causa: salvar vidas pela doação de sangue e pelo cadastro de medula óssea. Ele exaltou a importância da Hemominas nesse trabalho e reforçou a parceria da prefeitura em ações concretas, como transporte gratuito para os doadores e palestras nas escolas. “Em breve, o projeto vai ganhar novos parceiros, que são nossos agentes de saúde e endemias, que vão passar a levar essa mensagem diretamente para dentro dos lares”, anunciou o prefeito.
Representando a presidente da Hemominas, Kelly Nogueira, a chefe de gabinete da Fundação Hemominas, Maria Isabel Maia, agradeceu o apoio da prefeitura e a parceria com o projeto “Vida por Vidas” na causa da doação voluntária de sangue e do cadastro de medula óssea: “A Hemominas agradece a mobilização da população betinense, que contribui para salvar milhares de vidas”, afirmou.
Durante a solenidade, também foram assinados vários protocolos de intenção em favor da doação de sangue pelas autoridades municipais e parceiros do projeto “Vida por Vidas”.
Conscientização
Ao final, a população presente pôde acompanhar a palestra “Sangue que humaniza: um ato de vida em tempos de indiferença”, preparada pela equipe de Captação de Doadores da Unidade de Coleta de Betim.
O evento teve estandes montados no hall da Prefeitura, oferecendo serviços e ações de promoção da saúde. Nesse dia, foi possível realizar o cadastro de candidatos à doação de medula óssea e também disponibilizado transporte gratuito até a Unidade de Coleta de Betim para quem agendou a doação de sangue.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social