Enfermeira Lauriete Reis apresenta o ciclo do sangue.

Na manhã dessa segunda-feira, 12/03, a Fundação Hemominas promoveu o Primeiro Treinamento de Médicos de Assistências Hemoterápicas (AH) e Agências Transfusionais (AT) de 2018. O objetivo da capacitação é preparar os médicos Responsáveis Técnicos dos Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) contratantes para coordenar todas as atividades relacionadas à transfusão sanguínea que ocorram no serviço.

A coordenadora do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), Priscila Rodrigues, abriu o curso falando sobre a relevância da participação dos profissionais. Segundo Priscila, “é importante que os médicos conheçam a equipe do Hemocentro de Belo Horizonte para criar uma relação de trabalho e também para saber direcionar corretamente as demandas no momento em que elas surgirem”.

Na sequência, o assistente social do setor de Captação e Cadastro do HBH, Thiago Figueira, salientou o mérito e valor da doação voluntária e altruísta de sangue e a necessidade da fidelização dos doadores. Thiago falou sobre as ações realizadas em seu setor: “O trabalho da Captação busca despertar a solidariedade nas pessoas”. E completou, destacando o papel das AH e AT: “O trabalho de conscientização dos médicos de AH e AT é muito importante, pois eles lidam diretamente com a família dos pacientes. As famílias têm grande respeito pelas informações que vocês transmitem a elas”.

Por sua vez, Hellen Dupim, responsável pelo Setor de Captação e Cadastro do HBH, explicou a importância da presença de um profissional captador no ambiente hospitalar para auxiliar na abordagem das famílias dos pacientes.

Já a enfermeira Lauriete Reis discorreu sobre a história da transfusão e, em seguida, discorreu sobre o ciclo do sangue, abordando desde as etapas de conscientização e captação até o momento da distribuição dos hemocomponentes.

O treinamento acontece até a próxima quarta-feira, 14/03, e estão previstos temas diversos, como imuno-hematologia, gerenciamento de resíduos, aspectos jurídicos da hemoterapia, prova cruzada. Além disso, haverá um hemotur e uma aula prática sobre prova cruzada.

As Agências Transfusionais prestam serviços especializados de hemoterapia para fornecimento de hemocomponentes ao Estabelecimento de Assistência à Saúde (hospitais, clínicas, bancos de sangue, entre outros), contratante da Fundação Hemominas. As AT têm a função de realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor, armazenar e transfundir os hemocomponentes liberados e fornecidos pela Hemominas.

Por sua vez, as Assistências Hemoterápicas demandam diretamente à unidade da Fundação Hemominas contratada o fornecimento de hemocomponentes necessários ao atendimento pontual, direcionado às urgências e cirurgias eletivas, em conformidade com a legislação vigente.







 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social