No dia 14 de junho, sexta-feira, a equipe da Hemominas em Juiz de Fora vai organizar um abraço solidário no Parque Halfeld para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue. O ato simbólico tem a intenção de reunir mais de 100 pessoas, entre 11h e 11h30, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a importância da doação de sangue. A campanha está sendo divulgada também pelas redes sociais. Pessoas de todas as idades podem participar do ato e ajudar a promover a causa dentro dos objetivos da saúde pública.
Há três semanas o Hemocentro registra baixo comparecimento de doadores. Em algumas datas a queda chegou a 40%. O atendimento a pacientes em tratamento contra o câncer, queimados, acidentados, que vão passar por cirurgias, dentre outros, depende da mobilização de doadores de sangue. Na região de Juiz de Fora, são necessários 150 doadores todos os dias para atender a essa demanda.
O Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema deste ano é “Dê um presente de vida: Doe sangue”. De acordo com a instituição, o tema escolhido não apenas lembra que os doadores salvam vidas, mas também que ajudam pacientes a viverem mais e com mais qualidade de vida.
Segundo a OMS, 92 milhões de pessoas doam sangue por ano no mundo e 62 países coletam 100% de sangue de doadores voluntários. A meta da OMS para 2020 é que todos os países possuam 100% de doadores voluntários de sangue.
Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessarhttp://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr