Hemominas inaugura obra de revitalização da unidade em São João del-Rei
Na manhã desta sexta-feira (21), ocorreu a inauguração da obra de revitalização das instalações do Hemonúcleo de São João del-Rei. A reforma, executada em 120 dias, se traduz em melhorias no atendimento à população da região, bem como nas condições de trabalho dos servidores.
Por meio de recursos provenientes de convênio com o Ministério da Saúde e com a Caixa Econômica Federal, a revitalização envolveu pintura externa e interna da unidade, recomposição do piso da área administrativa, substituição do piso da área técnica e de alguns ambientes da área administrativa, recomposição do piso da garagem, recomposição do revestimento cerâmico das paredes, reforma na cozinha dos servidores e dos banheiros dos doadores, substituição da bancada da lanchonete, construção da bancada para recepção, reforma da porta da entrada e adequação de espaço para tanque.
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais Carlos Eduardo Amaral falou sobre a importância da prestação de serviço de qualidade à população. “Em meus contatos com a doutora Júnia Cioffi, presidente da Fundação Hemominas, ela sempre ressaltou a importância da melhoria no acolhimento aos doadores. Acredito que o estado não existe por si só, e sim, pois as pessoas o sustentam por meio dos impostos. Por isso, atender à população com qualidade é função primordial do estado”, afirmou.
Júnia Cioffi agradeceu aos doadores presentes. “Vocês são o motivo da Hemominas existir. Nosso objetivo é garantir o melhor atendimento à população”. Os estabelecimentos de saúde da região, a prefeitura de São João del-Rei e os parceiros também foram lembrados na fala da presidente.
“A equipe do Hemonúcleo trabalha com muito amor e dedicação. É uma busca diária pela melhoria no atendimento aos doadores”, pontuou a gerente administrativa do Hemonúcleo de São João del-rei Tânia Mara Santos.
Banda de Música do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha foi responsável por apresentação. Foto: Camila Motta.
Por sua vez, o Deputado Federal Frederico Escaleira considera uma honra contar com a Hemominas no município de São João del-Rei. Com relação à execução da obra, afirmou: “O resultado que vemos hoje demonstra o emprenho do Governo do Estado de Minas Gerais que, dentro das possibilidades, atuou de forma a garantir a melhoria na prestação dos serviços e, dentre tantas demandas, priorizou a reforma do Hemonúcleo”, avaliou.
Representando o Prefeito do Município de São João del-Rei Nivaldo de Andrade, o Secretário Municipal de Saúde José Marcos de Andrade desejou boas-vindas aos visitantes e lembrou que esteve presente no dia da inauguração da unidade, em 1992. “Acompanhar mais um avanço da Hemominas em prol do município é muito importante. Hoje é um dia especial para mim”, contou.
Regida pelo Capitão Santos, a Banda de Música do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha foi responsável por uma bela apresentação aos doadores de sangue e autoridades.
Autoridades reconhecem a importância do trabalho da Hemominas em prol da população. Foto: Camila Motta.
Estiveram presentes na inauguração, o Prefeito do Município de Barroso Reinaldo Aparecida Fonseca; a Prefeita do Município de Santa Cruz de Minas Sinara Campos; o Secretário de Estado Adjunto de Saúde Marcelo Cabral; o Presidente da Câmara de Vereadores de São João del-Rei Igor Sandim Gonzaga; o Vereador Altamir Zanetti; o Superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional Ricardo Assis; o Subsecretário de Gestão Regional de Saúde de São João del-Rei Darlan Venâncio; a Superintendente Regional da Gestão Regional de Saúde de São João del-Rei Edwalda Assumpção; o Diretor de Obras de Edificações e Infraestrutura do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) Hélio Lopes de Oliveira Filho, representando o Diretor–Geral do DER-MG Fabrício Torres Sampaio; o Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora Mercês Ricardo Rocha; o diretor clínico do Hospital Nossa Senhora Mercês Juarez Leite Correa; a administradora do Hospital Nossa Senhora Mercês Patrícia Vieira; o provedor da Santa Casa de Misericórdia Carlos Antônio; o administrador da Santa Casa de Misericórdia Adriano José; a Diretora de Atuação Estratégica da Fundação Hemominas Kelly Nogueira; a Diretora Técnico-Científica da Fundação Hemominas Maísa Ribeiro .
Sobre a unidade
O Hemonúcleo de São João del-Rei iniciou as suas atividades em 1992. Atualmente, atende à Região Centro-Sul de Minas, com uma média de 500 consultas médicas por ano, sendo referência para portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias da região. São vinculadas à unidade 20 (vinte) estabelecimentos de saúde contratantes, entre agências transfusionais e assistências hemoterápicas, não só de São João del-Rei, como dos municípios de sua área de abrangência. Em 2019, foram produzidos na unidade 17.137 hemocomponentes . A unidade atendeu ainda, no mesmo ano, em torno de 7.900 doadores de sangue, sendo responsável por mais de 8.400 transfusões de sangue realizadas. Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social