Estudos realizados nos países que apresentaram os primeiros casos da COVID-19 mostraram a possibilidade de uso do plasma de pessoas saudáveis que tiveram infecção da forma leve, para tratamento de outros pacientes que apresentam formas graves da doença. O plasma dessas pessoas que se curaram contém anticorpos contra a COVID-19 que poderiam ajudar a combater a infecção.
A Fundação Hemominas está iniciando os estudos em Minas Gerais, participando desse esforço internacional na tentativa de demonstrar que o plasma de doadores curados pode ajudar na recuperação dos doentes internados em estado grave e reduzir o tempo de internação, melhorando as condições de atendimento para toda a população.
Critérios para ser um doador de plasma no estudo:
Se você tem entre 18 e 60 anos e apresentou um quadro leve ou assintomático, teve o diagnóstico confirmado através de exame PCR para o SARS-Cov-2 (Novo Coronavírus) e está há pelo menos 14 dias sem sintomas, então é um potencial doador de plasma.
Ligue para o Serviço de Aférese da Fundação Hemominas em Belo Horizonte e agende sua doação de plasma no número (31) 3768-4524.
Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica - TEC