Fundação Hemominas e Prefeitura Municipal inauguram PACE em Araguari
“Há muito reivindicávamos essa instalação. Agora, a Hemominas está em casa, a tendência é crescer e vamos chamar os amigos, os colegas”.

O comentário é de Amadeu Coelho Pereira, doador voluntário de sangue há mais de vinte anos e morador de Araguari, município do Triângulo. Deslocando-se até Uberlândia todos esses anos para doar sangue, Pereira foi um dos convidados a comparecer ao Posto Avançado de Coleta Externa da Hemominas (PACE) para doar sangue no dia em que esse serviço foi inaugurado na cidade.

Nas palavras da secretária municipal de Saúde, Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues, a implantação do PACE Hemominas de Araguari é resultado de perseverança, desde que se iniciaram as negociações, há três gestões municipais: “Quando eu estava na Secretaria Municipal de Saúde, em 2001, as negociações tiveram início. Em momentos passados, houve parceiros que desistiram da caminhada, mas a Hemominas e o Hemocentro de Uberlândia continuaram parceiros. Agradeço ao Dr. Paulo (Paiva), que persistiu na valorização da população de Araguari”, afirmou Lucélia Rodrigues. Segundo a secretária, outras gestões, outras mentes terão oportunidade de ver esse serviço de doação, de solidariedade, humanístico. Para ela, a iniciativa é “uma herança para toda a população de Araguari”.

Atendimento

O PACE Hemominas de Araguari vai realizar semanalmente uma manhã de atendimento ao doador. Segundo Gersonina Marques Nunes, a meta é levar, toda terça-feira, de 60 a 70 candidatos à doação. “Assim, é possível cumprirmos nossa meta de coletar 50 bolsas de sangue a cada coleta, afirma Gersonina. A vontade de atender bem também é evidente nas palavras de Ilda de Fátima Barbosa que, na equipe do PACE, trabalha na manutenção adequada do ambiente, devolvendo ao doador a atenção que ele gostaria de receber: “Sempre quis doar sangue. Tenho loucura para poder doar, mas nunca consegui chegar a 50 quilos”, lamenta. No entanto, sua disposição é como a de toda a equipe que, na terça-feira, trabalha com a coleta de sangue no PACE e, nos demais dias da semana, são servidores da Prefeitura em outro serviço de Saúde. Gersonina personifica bem o sentimento geral quando diz que vai trabalhar muito para o crescimento do PACE: “Quero dizer de minha surpresa, após 30 anos de trabalho na saúde pública e privada, ser a responsável pelo PACE Hemominas de Araguari. Aqui trabalhamos com doadores saudáveis, solidários, que querem fazer o bem e vamos fazer do PACE um serviço muito maior do que está aqui hoje”, disse ela.

Júnia Cioffi, presidente da Fundação Hemominas, salientou a importância das parcerias institucionais que possibilitam a implantação desse tipo de serviço e que, em Araguari, teve a grande contribuição de parceiros como as agremiações Rotary, o 5º Batalhão Ferroviário de Araguari e, principalmente, dos doadores voluntários que doam sem saber para quem estão doando e que fazem o PACE crescer. Júnia Cioffi lembrou os 31 anos da Fundação Hemominas desde que a instituição iniciou seus trabalhos, em 1985, com apenas uma unidade em Belo Horizonte e que foi se expandindo, contando agora com 24 unidades fixas. Com o PACE de Araguari consolida-se a sexta parceria bem-sucedida nesta modalidade de posto de coleta.

O prefeito Raul José de Belém celebrou a inauguração do PACE como a realização de um sonho que começou em 2001, salientando a importância das atuações da secretária Lucélia e da coordenadora Gersonina. Também destacou as parcerias com o 5º Batalhão Ferroviário e com o Rotary, saudando Maria Aparecida de Oliveira, que representou na solenidade o Rotary Araguari Sul, o Rotary Club Araguari e o Rotary Araguari Café do Cerrado. Raul Belém ressaltou o bom relacionamento entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde ao saudar o presidente do Conselho, Eduardo Tadeu. Lembrando a atuação política de seu pai durante quarenta anos e da satisfação de ser reconhecido, disse que o PACE é como uma gestação e que agora nasceu com saúde, com vida, através dessas parcerias. “Vale muito a pena fazer o bem”, finalizou Belém. Estiveram presentes na inauguração várias autoridades de Araguari e de Tupaciguara, município da região.

PACE Araguari

O PACE Hemominas de Araguari é o sexto nesta modalidade de serviço SUS implantado em Minas Gerais e, durante o processo de implantação em abril, contabilizou o total de 122 bolsas de sangue coletadas. Localizado na Avenida José Carrijo, 205 - bairro Centro, onde antes funcionava uma creche pré-escolar da Prefeitura, hoje em sede própria, o PACE Hemominas de Araguari é uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura Municipal. A unidade está vinculada ao Hemocentro de Uberlândia, também no Triângulo Mineiro, e irá receber candidatos à doação voluntária de sangue todas as terças-feiras das 7 às 11h30. Informações sobre mobilização e doação de sangue no PACE podem ser obtidas pelo telefone (034) 3690 3174.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Pace