O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) preparou, nesta quarta-feira,11, uma comemoração especial alusiva ao Dia das Crianças voltada aos pequenos pacientes que realizam acompanhamento no ambulatório: um grupo composto por três estagiários do curso de Psicologia da PUC São Gabriel promoveu uma série de brincadeiras e atividades que levaram mais alegria e descontração para as crianças, também surpreendidas com presentes oferecidos pelo grupo.
A ação faz parte do Projeto de Humanização e Supervisões e tem por objetivo possibilitar acolhimento psicológico aos pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias atendidos no local. Sob a coordenação da psicóloga Adriana Pereira de Sousa, profissional de referência do grupo, os estagiários brincam com as crianças, desenham, participam de jogos e escutam o paciente enquanto aguardam o atendimento médico ou a realização de exames.
Segundo a coordenadora, esse momento é uma oportunidade de os estagiários vivenciarem na prática os estudos acadêmicos, pois são muitos os problemas enfrentados pelos pacientes: “No atendimento eles conversam, escutam relatos, fazem avaliações e, se for o caso, encaminham os pacientes a tratamento no setor de psicologia da Hemominas” afirma Adriana.
As atividades mudam a rotina dos alunos que fazem o estágio obrigatório. Para Larissa Cunha, do 6° período, o estágio desenvolve seu olhar quanto ao futuro profissional e permite acompanhar as dificuldades provocadas pelo tratamento. “Aprendemos como abordar e conversar com as crianças; é muito bom conhecer o ambiente da Fundação Hemominas e as histórias dos pacientes, isso acrescenta muito em nossa formação”, destaca.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social