-
Notícias
-
Ações e Programas
Na segunda-feira, 25/03, teve início o Primeiro Treinamento de Médicos de Agências Transfusionais (AT) e Assistências Hemoterápicas (AH) do ano de 2019. No auditório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), médicos de hospitais de Belo Horizonte e região metropolitana foram preparados para coordenar as atividades relacionadas à transfusão sanguínea nos Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS).
O treinamento, aplicado em três dias, foi composto por aulas teóricas e práticas que abordaram temas como o processo do ciclo do sangue, produção de hemocomponentes, procedimento transfusional, biossegurança. Os profissionais tiveram a oportunidade de participar de um hemotour, que é uma visita guiada pelas dependências do HBH, com ênfase nos setores que fazem parte do ciclo do sangue.
Com o objetivo de facilitar o entendimento dos processos da Hemominas, o treinamento passou por algumas reformulações nas últimas edições. De acordo com a coordenadora do HBH Priscila Rodrigues, nesta edição, bioquímicos e biomédicos também participaram de parte do curso. “A participação conjunta de profissionais de outras áreas enriquece o aprendizado e a troca de experiências e o debate é bastante positivo”, afirma.
As Agências Transfusionais prestam serviços especializados de hemoterapia para fornecimento de hemocomponentes ao Estabelecimento de Assistência à Saúde (hospitais, clínicas, bancos de sangue, entre outros), contratante da Fundação Hemominas. As AT têm a função de realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor, armazenar e transfundir os hemocomponentes liberados e fornecidos pela Hemominas.
Por sua vez, as Assistências Hemoterápicas demandam diretamente à unidade da Fundação Hemominas contratada o fornecimento de hemocomponentes necessários ao atendimento pontual, direcionado às urgências e cirurgias eletivas, em conformidade com a legislação vigente.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social