Na manhã dessa segunda-feira (27/02), foi empossada a Comissão de Ética em Enfermagem da Fundação Hemominas para o próximo triênio. A solenidade ocorreu no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, com a presença do representante do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, Rubens Schroder Sobrinho.
A Enfermagem compreende uma área de conhecimentos científicos e técnicos, construída e reproduzida por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. As Comissões de Ética em Enfermagem representam o Conselho Regional de Enfermagem nas instituições onde existe serviço de enfermagem, com funções educativas, consultiva e de conciliação, além de orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.
Durante a posse, Rubens Schroder explicou a importância da Comissão de Ética de Enfermagem: “Ela é um dos órgãos vitais da instituição. Além disso, as grandes empresas procuram contratar profissionais com postura ética; portanto, fazer parte de uma comissão é um papel de muita importância”, afirmou.
Saudando a comissão, a nova diretora técnico-científica da Hemominas, Fabiana Chagas, desejou sucesso aos membros empossados e se colocou à disposição para contribuir com os trabalhos em prol da ética institucional.
“A Comissão de Ética de Enfermagem da Fundação Hemominas, como órgão representativo do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, possui papel relevante para a Instituição que, atualmente, possui em seu quadro de pessoal mais de 300 profissionais de enfermagem”, explica Jaciane Vargas, assessora de enfermagem da Hemominas.
E pontua o papel dos trabalhadores de enfermagem junto ao cidadão (doadores, pacientes): “A Comissão considera o comportamento das pessoas dentro da organização e abrange o interesse dos profissionais e da organização, bem como a necessidade e o direito do cidadão em receber uma assistência de enfermagem responsável, livre de imperícias e imprudências. Almeja que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos doadores e pacientes na luta por uma assistência segura e acessível e atua prioritariamente de forma educativa, estimulando a conduta ética dos profissionais de enfermagem, buscando a conciliação e a vigilância quanto ao exercício ético e disciplinar nesta instituição, daí sua importância”, conclui.
Conheça os membros da Comissão:
Presidente: Enfermeiro Ronaldo Machado Silva