mapa de Minas com uma bolsinha de sangue

A convite do Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), a Fundação Hemominas participou, no início de outubro, da 598ª Reunião Ordinária do órgão, na qual foram apresentadas as ações de captação realizadas na instituição.

Na oportunidade, o assessor de Captação e Cadastro da Hemominas, Nivaldo Jr., falou sobre as diversas ações implementadas pelas equipes de captação orientadas pela ACC, com o objetivo de mobilizar doadores de sangue. Entre elas, ele destacou as palestras feitas em escolas, empresas e outros estabelecimentos, o Hemotur (visita guiada nas unidades nas quais o público conhece o ciclo do sangue), recebimento de grupos e caravanas, mensagens e convites enviados aos doadores.

O assessor referiu-se também aos processos de comunicação institucional (internos e externos) relacionados à assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade, redes sociais e atendimento eletrônico ao Cidadão, ferramentas importantes para divulgar as ações de sensibilização junto à população, potencializadas pelo sempre presente apoio da imprensa a essa causa solidária que salva tantas vidas.

Também as ferramentas digitais cumprem um importante papel: em breve, será disponibilizado o robô co-captadora que objetiva a busca ativa de doadores e facilita o agendamento da doação. Sem esquecer do aplicativo MG App Cidadão, que conta agora com uma área exclusiva onde as pessoas podem agendar a doação, verificar o prazo para nova doação, saber seu grupo sanguíneo e consultar o histórico das doações realizadas.

Nivaldo Júnior:
Nivaldo Júnior: "“Ações visam mobilizar novos setores da sociedade, bem como conscientizar os jovens para a doação de sangue, aproximando o público cada vez mais das unidades e meios de coleta” – Foto: Arquivo Hemominas

Como meios de captação, Nivaldo Jr. citou ainda as parcerias feitas com as localidades onde não há unidades fixas da Hemominas para realização de coletas externas de sangue convencionais ou via unidade móvel, além dos benefícios trazidos pela implantação de 17 PACEs (Postos Avançados de Coleta Externa), em diversos municípios e regiões de Minas (Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Itabira, Itajubá, Lavras, Leopoldina, Muriaé, Nova Lima, Paracatu, Pará de Minas, Patrocínio, São Sebastião do Paraíso, Varginha, Viçosa).

Até agosto deste ano, o serviço de captação da Rede Hemominas contabiliza as seguintes ações: 244 palestras para o público em geral, alcançando 11 mil pessoas; 64 palestras “Doadores do Futuro”, feitas em escolas e destinadas a crianças e adolescentes; 50 treinamentos para professores e multiplicadores da doação voluntária; participação em 47 eventos para promover a doação de sangue; 101 coletas externas.

Todas essas ações buscam mobilizar novos setores da sociedade, bem como a conscientização dos jovens para a doação de sangue, aproximando o público cada vez mais das unidades e meios de coleta. O objetivo, conquistar estoques permanentemente abastecidos para garantir a segurança transfusional da população.


Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica – TEC
Doação Voluntária de Sangue   captação de doadores   Conselho Estadual de Saúde