Encontro discutiu estratégias para aprimorar os fluxos de trabalho.- Fotos: Adair Gomes

Cerca de 80 profissionais que atuam nos ambulatórios da Fundação Hemominas em todo o estado se reuniram em Belo Horizonte para um encontro focado na melhoria do atendimento aos pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias. Na programação, além de apresentações da área médica e protocolos de tratamento, foram discutidas questões de gestão de indicadores e estratégias para aprimorar os fluxos de trabalho.

Presidente da Hemominas, Kelly Nogueira:  admoração pelo trabalho executado nos ambulatórios da rede - Fotos: Adair Gomez
Presidente da Hemominas, Kelly Nogueira: admiração pelo trabalho executado nos ambulatórios da rede - Fotos: Adair Gomez

A presidente da Hemominas, Kelly Nogueira, parabenizou a organização do evento e ressaltou ter muita admiração pelo trabalho dos ambulatórios. “Sei o quão desafiador é o trabalho de atendimento aos pacientes”. A presidente destacou a necessidade de realizar um diagnóstico das dificuldades enfrentadas para um melhor planejamento das ações. Nesse sentido, ela confirmou que serão feitas algumas alterações na estrutura de alguns setores, a fim de aprimorar os fluxos de trabalho. “Temos o compromisso de melhorar o acesso e o atendimento dos pacientes nos ambulatórios e precisamos da colaboração de todos”, finalizou

Outro ponto em destaque do encontro foi apresentação feita por Tatiana Balaguer, da Assessoria de Hematologia e Hemoterapia, sobre a utilização do sistema MV para a gestão das atividades dos ambulatórios. Ela reforçou que o registro cuidadoso das informações sobre os pacientes no sistema é fundamental para auxiliar nos próximos atendimentos e para consolidar uma base de dados necessária para formulação de ações e políticas públicas. Ela informou que o sistema está em desenvolvimento e que as unidades podem enviar sugestões de melhorias.

Fabiana Chagas destacou os benefícios dos dados qualificados e do atendimento humanizado como laços que fortalecem os laços entre pacientes e instituição - Fotos: Adair Gomez
Fabiana Chagas destacou os benefícios dos dados qualificados e do atendimento humanizado como laços que fortalecem a relação entre pacientes e instituição - Fotos: Adair Gomez

A diretora técnico-científica da Hemominas, Fabiana Chagas, endossou a necessidade de reestruturação dos setores e a importância dos registros de atendimento. “Para auxiliar no aprimoramento das políticas públicas em saúde e assistência, precisamos ter dados qualificados”. Ela ressaltou que esses registros trazem segurança para todos, enquanto o atendimento humanizado ajuda a fortalecer a relação entre a instituição e os pacientes.

Nos dois dias do Encontro dos Profissionais dos Ambulatórios da Fundação Hemominas foram discutidos temas como transplante de medula óssea em hemoglobinopatias, traço falciforme, prevenção do AVC em anemia falciforme, reações transfusionais, adesão ao tratamento, fisioterapia, educação e saúde, entre outros.

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica
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