A presidente da Fundação Hemominas, Kelly Nogueira, acompanhada da diretora técnica, Fabiana Chagas, esteve em Patos de Minas na última semana para cumprir agenda institucional voltada ao fortalecimento da assistência hemoterápica na região. A programação incluiu visita ao Hemonúcleo local, além de reunião com o prefeito Luís Eduardo Falcão, a secretária municipal de Saúde Ana Carolina Caixeta e a superintendente regional de Saúde do estado, Maíra Lemos de Castro
Pauta importante da visita foram os encontros com representantes do Hospital Regional Antônio Dias (FHEMIG), Santa Casa de Misericórdia e Hospital Nossa Senhora de Fátima, quando se discutiu a implantação de agências transfusionais (AT) próprias nesses estabelecimentos. As Agências – uma das modalidades de contratos disponibilizadas pela Fundação - têm a função de realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e de armazenar e transfundir os hemocomponentes liberados e fornecidos pela FH.
Segundo a presidente Kelly Nogueira, a ausência dessas estruturas é um desafio para a região. “Patos de Minas é referência para a nossa hemorrede e precisa de agências transfusionais para fortalecer ainda mais o atendimento prestado à população”, afirmou.
Avaliação semelhante tem a diretora técnica, Fabiana Chagas: “Na modalidade de Agência Transfusional, o sangue fornecido pela Hemominas fica estocado no próprio estabelecimento de saúde, que realiza os testes de compatibilidade entre o doador e o receptor, de acordo com a urgência do atendimento.”
A iniciativa reforça o compromisso da Hemominas em ampliar o acesso a serviços hemoterápicos de qualidade, assegurando que a população de Patos de Minas e municípios vizinhos conte com uma rede cada vez mais estruturada e preparada para salvar vidas.
Gestor responsável: Presidência