Implantado em 1992, o Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas concentra-se nas áreas da hematologia e hemoterapia, tendo por objetivos:

Como instituição de pesquisa, a Hemominas está cadastrada junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), desde 1993, e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Em suas unidades, são desenvolvidos projetos de pesquisa que levam à elaboração de teses e dissertações em diferentes áreas do conhecimento, além da produção de artigos científicos e monografias técnicas. As parcerias e convênios com universidades e instituições de pesquisa no país e no exterior são importantes para essa produção científica, que conta com o financiamento por agências de fomento nacionais e estrangeiras.

Em 2019, a Fundação Hemominas se consolida como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) com a criação da Política de Pesquisas, Inovações Tecnológicas e Proteção da Propriedade Intelectual. Baseada na Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, e regulamentada pelo Decreto Federal nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, ela abrange não só a normatização do desenvolvimento de pesquisas na instituição, mas também regulamenta processos que visam ao estímulo das atividades de pesquisa e inovação. A Política de Pesquisas, Inovações Tecnológicas e Proteção da Propriedade Intelectual da Fundação Hemominas passou por atualização em 2021, conforme documento abaixo:

O Serviço de Pesquisa vincula-se à Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico, subordinada à Diretoria Técnica (TEC). Localizado no Hemocentro de Belo Horizonte, o setor reúne profissionais com experiência em ensino, pesquisa e extensão. As atividades do setor estão descritas no Manual de Normas e Procedimentos para Desenvolvimento de Pesquisas, Atividades de Apoio e de Divulgação, a seguir:
Desenvolvimento de Pesquisas na Fundação Hemominas

Uso do REDCap na Hemominas

REDCap (Research Electronic Data Capture) é uma plataforma segura da web usada para criar e gerenciar pesquisas e bancos de dados online. Ele foi criado em 2004 por pesquisadores americanos e recebe o suporte técnico-científico por meio de um consórcio formado por uma rede internacional, sendo utilizado por mais de 6.000 instituições em 151 países. A Fundação Hemominas obteve licença para uso do REDCap em 2022.

O REDCap é uma plataforma flexível e amigável, ideal para a coleta e organização de dados de pesquisa ou mesmo de atividades gerenciais, não requerendo conhecimentos em programação ou informática. Permite a importação e exportação de dados, a construção de relatórios reprodutíveis e a transferência de dados para os principais softwares de análises estatísticas, garantindo precisão, segurança e rapidez na obtenção de informações confiáveis.

Com o REDCap, os pesquisadores podem criar formulários eletrônicos de coleta de dados personalizados para suas pesquisas, facilitando a coleta de informações em tempo real, com alta qualidade e de maneira segura. A plataforma também oferece ferramentas de validação de dados, para garantir a integridade das informações coletadas, e recursos para monitoramento do progresso da pesquisa em tempo real.

Para solicitar o acesso ao REDCap, o servidor da Hemominas deve preencher o Formulário de solicitação de acesso ao REDCap na Hemominas e enviá-lo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações

Horário de atendimento
Segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Endereço
Alameda Ezequiel Dias 321 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – Minas Gerais.
CEP 30130-110

Telefone
(31) 3768-4587

Contatos

Secretaria
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Responsável pelo Serviço de Pesquisa
Kissyla Christine Duarte Lacerda
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Responsável pela Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico
Marina Lobato Martins
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico
pesquisa científica   Hemoterapia   Serviço de pesquisa   hematologia   produção científica