Os Colegiados são espaços coletivos deliberativos, que tomam decisões em seu âmbito de governo, de acordo com as diretrizes e contratos definidos em conjunto, por meio de análise, reconstrução e pactuação das propostas/ofertas apresentadas pela Direção das unidades de saúde. Os usuários/familiares e as equipes de saúde também têm pedidos e propostas que serão apreciadas e acordadas.
Na Fundação Hemominas, existe um Colegiado Gestor da Humanização, que tem como funções prioritárias discutir os assuntos pertinentes à efetivação da Política Nacional de Humanização (PNH) na Instituição, bem como atuar como um apoio institucional para as ações de Humanização desenvolvidas nas Unidades Regionais da Fundação Hemominas.
O Colegiado Gestor da Humanização Hemominas é integrado por representantes de todas as Unidades da Fundação Hemominas (UFH). As pessoas foram escolhidas de acordo com o interesse e disponibilidade, a partir da indicação da Coordenação da Unidade mediante solicitação do nível central da Humanização, e com a aprovação da Diretoria Técnico-Científica e da Presidência da Hemominas.
Sua criação foi prevista no Projeto Estratégico Humanização, da Fundação Hemominas.
O Colegiado também funcionará como um apoio às Unidades no sentido de auxiliá-las a efetivarem as ações de Humanização.