Hemominas investe em sistema que amplia segurança aos processos de produção e armazenamento de hemocomponentes

Março

Dia 14 - Hemominas investe em sistema que amplia segurança aos processos de produção e armazenamento de hemocomponentes. Com o Sistema Online para Acesso Central de Dados, Hemominas investe em uma ferramenta segura e rastreável para a execução dos registros de temperatura e umidade que comprovem a qualidade dos procedimentos realizados na instituição. Sistema abrange o monitoramento de todos os equipamentos técnicos e ambientes utilizados na produção e armazenamento de hemocomponentes e insumos.

Unidade Móvel inicia atividades / Grande Medalha da Inconfidência

Abril

Dia 12 - Unidade Móvel da Hemominas inicia as atividades de coleta de sangue - Fundação Hemominas promove nos dias 12 e 13 de abril a primeira campanha para doação de sangue na Unidade Móvel de Coleta Externa. Realizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG), a ação é voltada para os servidores locais e faz parte do programa “Cuidar de quem cuida”, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde em celebração ao Dia Mundial da Saúde.

Dia 21 - Fundação Hemominas é agraciada com a Grande Medalha da Inconfidência – Distinção foi concedida pelo governo de Minas com a Grande Medalha da Inconfidência, uma das mais importantes honrarias do estado, em reconhecimento ao seu papel fundamental na promoção da saúde e na preservação de vidas por meio da doação de sangue.

Hemominas dá início ao Encontro de Laboratórios com foco na qualificação da Hemorrede Estadual 

Junho

Dia 13 - Hemominas dá início ao Encontro de Laboratórios com foco na qualificação da Hemorrede Estadual - Objetivo é fortalecer o Programa Estadual de Qualificação, com ênfase no modelo desenvolvido pelo PNQH - O Programa Nacional de Quali­ficação da Hemorrede, do Ministério da Saúde, que visa promover a quali­ficação técnica e gerencial da Hemorrede do país e ao fortalecimento da articulação com os serviços de hematologia e/ou hemoterapia.

Pesquisadores do REDS visitam a Hemominas 

Julho

Dia 13 – Pesquisadores do REDS visitam Hemominas - Visita técnica de pesquisadores do REDS (Retrovirus Epidemiology Donor Study).  O REDS é o principal estudo referente ao processo da doação de sangue e ao acompanhamento de exames positivos para vírus em candidatos à doação, tendo como proposta encontrar as condições ideais para que se tenha cada vez mais um sangue seguro.

Hemominas encerra I Simpósio de Pesquisa destaca trabalhos desenvolvidos na instituição 

Setembro

Dia 18 - Hemominas encerra I Simpósio de Pesquisa com destaque para trabalhos desenvolvidos na instituição -  Evento teve como objetivo divulgar os resultados das pesquisas esenvolvidas na instituição nos últimos quatro anos, e também promover o encontro entre pesquisadores das áreas de hematologia e hemoterapia. 

Fundação Hemominas promove o IX Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme 

Novembro

Dia 10 - Fundação Hemominas promove o IX Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme - Promovido em Belo Horizonte em parceria com o Ministério da Saúde e a Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (Fenafal), o IX Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme contempla a necessidade de se retomar e reestruturar o fluxo da política de cuidado integral e aborda temas como diagnóstico e tratamento das complicações relacionadas à triagem neonatal, transplantes de medula óssea e novos tratamentos, além de direitos trabalhistas, sociais e à educação, requeridos pela população que sofre da doença.

Dezembro

Dia 15 - Hemominas recebe moção honrosa na Câmara Municipal de Betim - Moção foi concedida em reconhecimento aos excelentes serviços prestados pela instituição na Unidade de Coleta local, bem como em todo o estado de Minas Gerais.

Dia 20 - AABB e ABHH recomendam Cetebio para acreditação em nível internacional - Processo para Acreditação do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais (Cetebio) junto à Associação para o Avanço do Sangue e Bioterapias (AABB), do inglês Association for the Advancement of Blood & Biotherapies, e à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) envolveu auditores externos que avaliaram os processos de terapia celular da instituição, no Hemocentro de Belo Horizonte e no Cetebio, em Lagoa Santa. Centro de Processamento Celular (CPC) no Cetebio está em pleno funcionamento, possibilitando o atendimento a pacientes com indicação de Transplante de Medula Óssea (TMO). 

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social