Ensino e Pesquisa

REDCap (Research Electronic Data Capture) é uma plataforma segura da web usada para criar e gerenciar pesquisas e bancos de dados online. Ele foi criado em 2004 por pesquisadores americanos e recebe o suporte técnico-científico por meio de um consórcio formado por uma rede internacional, sendo utilizado por mais de 6.000 instituições em 151 países. A Fundação Hemominas obteve licença para uso do REDCap em 2022.

O REDCap é uma plataforma flexível e amigável, ideal para a coleta e organização de dados de pesquisa ou mesmo de atividades gerenciais, não requerendo conhecimentos em programação ou informática. Permite a importação e exportação de dados, a construção de relatórios reprodutíveis e a transferência de dados para os principais softwares de análises estatísticas, garantindo precisão, segurança e rapidez na obtenção de informações confiáveis.

Com o REDCap, os pesquisadores podem criar formulários eletrônicos de coleta de dados personalizados para suas pesquisas, facilitando a coleta de informações em tempo real, com alta qualidade e de maneira segura. A plataforma também oferece ferramentas de validação de dados para garantir a integridade das informações coletadas, e recursos para monitoramento do progresso da pesquisa em tempo real.

Para solicitar o acesso ao REDCap, o servidor da Hemominas deve preencher o Formulário de solicitação de acesso ao REDCap na Hemominas e enviá-lo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Formulário de acesso ao REDCap na Hemominas

 A fim de auxiliar os usuários que estão iniciando a utilização do sistema, foi desenvolvido o Manual básico de construção e gerenciamento de dados no sistema REDCap, que descreve funcionalidades básicas que permitirão a construção e gerenciamento de projetos na plataforma.

A importância do Biobanco

Biobanco é uma coleção organizada de material biológico humano, cujas amostras e suas informações associadas são coletadas e armazenadas para utilização em futuras pesquisas, podendo as amostras serem armazenadas por longo prazo.
Ter um Biobanco é importante porque, com isso, os pesquisadores podem ter uma disponibilidade imediata de amostras para estudar, o que dá mais agilidade na realização de diferentes projetos de pesquisa.

Os Biobancos devem seguir preceitos éticos, e as amostras devem ser cedidas com o consentimento livre e esclarecido dos participantes, respeitando sua privacidade e confidencialidade, e sua decisão quanto à concessão de uso do material biológico. Portanto, as pesquisas a serem desenvolvidas utilizando amostras armazenadas pelo Biobanco da Fundação HEMOMINAS devem ser conduzidas, obedecendo os preceitos éticos e respeitando todos esses aspectos.

Implementado em novembro de 2021, o Biobanco da Fundação HEMOMINAS foi o primeiro a ser aprovado pela CONEP, associado a um hemocentro. Ele dispõe de um regimento próprio, que regulamenta o armazenamento e a cessão de suas amostras. Toda amostra coletada é processada, seguindo a padronização de materiais da HEMOMINAS e Procedimentos Operacionais Padrões (POP) e identificada por código de letras e número para manter o sigilo e confidencialidade do participante.

Cabe à Comissão de Gerenciamento do Biobanco a avaliação de propostas de uso de amostras biológicas nele armazenadas, mediante a requisição pelos pesquisadores para desenvolvimento de projetos de pesquisa específicos. As amostras do Biobanco da Fundação HEMOMINAS estão disponíveis para pesquisas tendo a Hemominas como instituição proponente ou parceira.
 
Coleção Doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos

Amostras de doadores de sangue são importantes porque são indivíduos considerados saudáveis, com um conjunto de informações associadas. Suas amostras são usadas em diferentes tipos de pesquisas, geralmente como grupo controle negativo (sem alguma doença ou infecção). Essas amostras são muito importantes também nas pesquisas que visam desenvolver e validar testes diagnósticos e podem ser importantes em investigações sobre a dinâmica populacional de epidemias ou doenças.

As amostras de doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos são amostras bem caraterizadas quanto a não reatividade para as infecções atualmente triadas na doação de sangue (HIV, HCV, HBV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas) e, muitas vezes, podem ser utilizadas como grupo controle negativo.

O Biobanco da Fundação HEMOMINAS dispõe de uma coleção de amostras de doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos e suas informações associadas, conforme caracterizada abaixo. Compõe a coleção 50,6% doadores do sexo masculino e 49,4% do sexo feminino, com média de idade de 37 anos.
 

Características da coleção
População Doadores de sangue aptos na triagem clínica e sorológica
Origem Coleta específica para o Biobanco
Instituição de coleta Fundação Hemominas
Local de coleta Hemocentro de Belo Horizonte
Início da coleta 10/11/2021
Fim da coleta 27/06/2023
Quantidade de amostras 698
Coleta com TCLE Sim
Amostras coletadas Sangue total em EDTA e em gel separador (soro)
Registro das amostras Codificadas como BDA + nº
Local de processamento das amostras Laboratório do Serviço de Pesquisa e Laboratório NAT
Tipos de amostras armazenadas Soro, plasma, DNA celular de leucócitos, DNA/RNA livre no plasma
Condições de armazenamento Tubos criogênicos armazenados em freezer a -80°C
Autorização de acesso Amostras disponíveis para pesquisas, tendo a Hemominas como instituição proponente ou parceira
Volume variável (máximo de 800 µL)
Kits usados na extração de DNA celular e DNA/RNA livres no plasma Marca, modelo, lote e validade
Qualidade das amostras de DNA celular Concentração (ng/µL) e pureza (taxa 260/280 nm)
  
Informações associadas
Necessidade de contato a cada uso: opção escolhida pelo participante
Nº matrícula e nº da doação: informações sigilosas. Serão utilizadas pelos responsáveis do Biobanco caso seja necessário obter outra informação registrada do doador (após justificativa e aprovação).
Nome do participante, endereço e telefone para contato: informações sigilosas. Serão disponibilizadas caso seja necessário contato para pedir autorização de uso da amostra e/ou repasse de resultado relevante.
Sexo Altura
Idade Pesquisa de anticorpo irregular positiva ou negativa
Data de nascimento Valor Hemoglobina
Escolaridade Se é portador de HbS
Profissão Grupos sanguíneos ABO e Rh
Cidade, Estado e País de nascimento Se tem teste para D fraco e resultado
Cidade, Estado e País de residência Se tem teste para CDE e resultado
Se é doador de primeira vez Se é fenotipado para grupos sanguíneos
Nº de doações aptas Alelos na fenotipagem eritrocitária
Peso Se tem fenótipo raro
Todos as amostras são não-reativas nos testes sorológicos: HIV-1/2; HTLV-1/2; HCV; Sífilis; Doença de Chagas; HBc; HBsAg; NAT HBV; NAT HCV; NAT HIV

 
Como solicitar amostras armazenadas no Biobanco

O Biobanco da Fundação HEMOMINAS dispõe atualmente de amostras da Coleção doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos.

Para solicitar amostras dessa coleção, o pesquisador principal da pesquisa na qual as amostras serão utilizadas deverá enviar à Gerência do Biobanco, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a seguinte documentação:

1- Formulário de solicitação de amostras armazenadas no Biobanco da Fundação HEMOMINAS, devidamente preenchido, com especial ênfase na justificativa para uso das amostras.

2- Parecer emitido pelo CEP-HEMOMINAS atestando que o projeto de pesquisa coordenado por ele está aprovado. Caso o projeto de pesquisa ainda não tenha sido aprovado pelo CEP-HEMOMINAS, a solicitação será avaliada, mas a liberação das amostras, se autorizada, só poderá ser efetivada após a aprovação ética do projeto.

IMPORTANTE: Somente serão avaliados pedidos para uso de amostras para projetos de pesquisa com participação da Fundação HEMOMINAS que já tenham sido tramitados no Serviço de Pesquisa. O projeto e o cadastro de pesquisa ou Plano de Trabalho tramitados no Serviço de Pesquisa serão disponibilizados à Comissão de Gerenciamento do Biobanco como suporte para a avaliação do pedido. Os membros da Comissão têm o compromisso de manter em sigilo e confidencialidade quaisquer informações contidas nos projetos de pesquisa avaliados.

A Comissão de Gerenciamento do Biobanco irá avaliar a solicitação do pesquisador, considerando a relevância do projeto de pesquisa e a justificativa para uso das amostras da coleção, haja vista a garantia da preservação do acervo, a priorização do seu uso social e científico e o risco de esgotamento desnecessário das amostras do Biobanco. Essa Comissão poderá decidir pela não disponibilização, pela disponibilização parcial ou pela disponibilização integral do tipo, quantitativo e volume de amostras solicitadas. O pesquisador solicitante será informado da decisão da Comissão de Gerenciamento do Biobanco por e-mail.

Saiba como desenvolver pesquisas na Fundação HEMOMINAS acessando o link
Ensino e Pesquisa / Pesquisa Científica / Fluxo de desenvolvimento de pesquisa
 
Cessão de amostras do Biobanco

Havendo autorização de cessão de amostras, será agendada junto ao pesquisador a retirada das amostras no Biobanco da Fundação HEMOMINAS. O pesquisador principal deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso do Pesquisador sobre recebimento de amostras do Biobanco da Fundação HEMOMINAS, que deverá ser entregue no ato de recebimento das amostras.

As amostras serão entregues diretamente ao próprio pesquisador principal ou à pessoa por ele delegada por meio de documento original assinado e datado. O pesquisador receberá cópia do Termo de liberação de amostras, assinado pelo Gerente do Biobanco, contendo as informações sobre as amostras cedidas. O pesquisador deverá se responsabilizar por todo o material necessário para o transporte das amostras, de modo a garantir a sua preservação e biossegurança. 

Toda produção científica gerada durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado com as amostras cedidas pelo Biobanco da Fundação HEMOMINAS deverá, obrigatoriamente, mencionar a HEMOMINAS pela cessão das amostras

Equipe Operacional
1. Marina Lobato Martins – Gerente
2. Cristina da Cunha Naghetini – Secretária
3. Stela Vidigal Milagres Galvão - Técnica operacional
4. Hélinse Medeiros Moreira – Técnica operacional
 
Comissão de Gerenciamento
1. Kíssyla Christine Duarte Lacerda – Coordenadora
2. André Rolim Belisário
3. Felipe Carlos Brito de Souza
4. Janaína Patterson Nogueira
5. Maria Clara Fernandes da Silva Malta
6. Marina Lobato Martins
8. Milena Batista de Oliveira
9. Priscila Cezarino Rodrigues
 
Local do Biobanco

Serviço de Pesquisa - Hemocentro de Belo Horizonte, Fundação HEMOMINAS
Alameda Ezequiel Dias, 321. Bairro Santa Efigênia. 30130-110
Belo Horizonte – Minas Gerais
 
Contatos
 
Secretaria do Serviço de Pesquisa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3278-4587

Marina Lobato Martins
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Kíssyla Christine Duarte Lacerda
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Aberto aos servidores e ao público em geral com interesse no tema, a  Fundação Hemominas inaugura, no dia 19 de fevereiro, a edição dos Webnários de 2025.

Em novo horário – das 18h às 19h – o tema será Atendimento odontológico aos pacientes com coagulopatias hereditárias e doença falciforme.a cargo da

A palestrante será a cirurgiã dentista do Hemocentro de Uberlândia – Dra. Liliana Rodrigues Ferreira – que trabalha na Fundação Hemominas já há 11 anos. Formada pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU-2007, a palestrante é especialista em ortodontia e atuou por sete anos como dentista do Programa Saúde da Família.

Link de acesso: https://meet.mg.gov.br/webinariohemominas.

 

Para que se possa desenvolver qualquer pesquisa na Fundação, é preciso que o projeto seja analisado e aprovado, de acordo com o fluxo informado no endereço http://www.hemominas.mg.gov.br/ensino-e-pesquisa/pesquisa-cientifica/fluxo-de-desenvolvimento-de-pesquisa

A Fundação Hemominas possui uma biblioteca aberta para consultas, de 08h às 18h, no Hemocentro de Belo Horizonte - Alameda Ezequiel Dias, 321, tel.: (31) 3768-4513 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - onde tais informações podem ser buscadas.

 

 

E-Lab Digital - I Simpósio Virtual da Gerência de Laboratórios da Fundação Hemominas - ocorreu nos dias 1º e 2 de setembro.

Primeira fase do estudo, autorizado pelo Conep, irá recrutar 60 homens que já se curaram da infecção Covid-19.