A importância do Biobanco
Biobanco é uma coleção organizada de material biológico humano, cujas amostras e suas informações associadas são coletadas e armazenadas para utilização em futuras pesquisas, podendo as amostras serem armazenadas por longo prazo.
Ter um Biobanco é importante porque, com isso, os pesquisadores podem ter uma disponibilidade imediata de amostras para estudar, o que dá mais agilidade na realização de diferentes projetos de pesquisa.
Os Biobancos devem seguir preceitos éticos, e as amostras devem ser cedidas com o consentimento livre e esclarecido dos participantes, respeitando sua privacidade e confidencialidade, e sua decisão quanto à concessão de uso do material biológico. Portanto, as pesquisas a serem desenvolvidas utilizando amostras armazenadas pelo Biobanco da Fundação HEMOMINAS devem ser conduzidas, obedecendo os preceitos éticos e respeitando todos esses aspectos.
Implementado em novembro de 2021, o Biobanco da Fundação HEMOMINAS foi o primeiro a ser aprovado pela CONEP, associado a um hemocentro. Ele dispõe de um regimento próprio, que regulamenta o armazenamento e a cessão de suas amostras. Toda amostra coletada é processada, seguindo a padronização de materiais da HEMOMINAS e Procedimentos Operacionais Padrões (POP) e identificada por código de letras e número para manter o sigilo e confidencialidade do participante.
Cabe à Comissão de Gerenciamento do Biobanco a avaliação de propostas de uso de amostras biológicas nele armazenadas, mediante a requisição pelos pesquisadores para desenvolvimento de projetos de pesquisa específicos. As amostras do Biobanco da Fundação HEMOMINAS estão disponíveis para pesquisas tendo a Hemominas como instituição proponente ou parceira.
Coleção Doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos
Amostras de doadores de sangue são importantes porque são indivíduos considerados saudáveis, com um conjunto de informações associadas. Suas amostras são usadas em diferentes tipos de pesquisas, geralmente como grupo controle negativo (sem alguma doença ou infecção). Essas amostras são muito importantes também nas pesquisas que visam desenvolver e validar testes diagnósticos e podem ser importantes em investigações sobre a dinâmica populacional de epidemias ou doenças.
As amostras de doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos são amostras bem caraterizadas quanto a não reatividade para as infecções atualmente triadas na doação de sangue (HIV, HCV, HBV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas) e, muitas vezes, podem ser utilizadas como grupo controle negativo.
O Biobanco da Fundação HEMOMINAS dispõe de uma coleção de amostras de doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos e suas informações associadas, conforme caracterizada abaixo. Compõe a coleção 50,6% doadores do sexo masculino e 49,4% do sexo feminino, com média de idade de 37 anos.
Características da coleção |
População |
Doadores de sangue aptos na triagem clínica e sorológica |
Origem |
Coleta específica para o Biobanco |
Instituição de coleta |
Fundação Hemominas |
Local de coleta |
Hemocentro de Belo Horizonte |
Início da coleta |
10/11/2021 |
Fim da coleta |
27/06/2023 |
Quantidade de amostras |
698 |
Coleta com TCLE |
Sim |
Amostras coletadas |
Sangue total em EDTA e em gel separador (soro) |
Registro das amostras |
Codificadas como BDA + nº |
Local de processamento das amostras |
Laboratório do Serviço de Pesquisa e Laboratório NAT |
Tipos de amostras armazenadas |
Soro, plasma, DNA celular de leucócitos, DNA/RNA livre no plasma |
Condições de armazenamento |
Tubos criogênicos armazenados em freezer a -80°C |
Autorização de acesso |
Amostras disponíveis para pesquisas, tendo a Hemominas como instituição proponente ou parceira |
Volume |
variável (máximo de 800 µL) |
Kits usados na extração de DNA celular e DNA/RNA livres no plasma |
Marca, modelo, lote e validade |
Qualidade das amostras de DNA celular |
Concentração (ng/µL) e pureza (taxa 260/280 nm) |
Informações associadas |
Necessidade de contato a cada uso: opção escolhida pelo participante |
Nº matrícula e nº da doação: informações sigilosas. Serão utilizadas pelos responsáveis do Biobanco caso seja necessário obter outra informação registrada do doador (após justificativa e aprovação). |
Nome do participante, endereço e telefone para contato: informações sigilosas. Serão disponibilizadas caso seja necessário contato para pedir autorização de uso da amostra e/ou repasse de resultado relevante. |
Sexo |
Altura |
Idade |
Pesquisa de anticorpo irregular positiva ou negativa |
Data de nascimento |
Valor Hemoglobina |
Escolaridade |
Se é portador de HbS |
Profissão |
Grupos sanguíneos ABO e Rh |
Cidade, Estado e País de nascimento |
Se tem teste para D fraco e resultado |
Cidade, Estado e País de residência |
Se tem teste para CDE e resultado |
Se é doador de primeira vez |
Se é fenotipado para grupos sanguíneos |
Nº de doações aptas |
Alelos na fenotipagem eritrocitária |
Peso |
Se tem fenótipo raro |
Todos as amostras são não-reativas nos testes sorológicos: HIV-1/2; HTLV-1/2; HCV; Sífilis; Doença de Chagas; HBc; HBsAg; NAT HBV; NAT HCV; NAT HIV |
Como solicitar amostras armazenadas no Biobanco
O Biobanco da Fundação HEMOMINAS dispõe atualmente de amostras da Coleção doadores de sangue aptos clínicos e sorológicos.
Para solicitar amostras dessa coleção, o pesquisador principal da pesquisa na qual as amostras serão utilizadas deverá enviar à Gerência do Biobanco, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a seguinte documentação:
1- Formulário de solicitação de amostras armazenadas no Biobanco da Fundação HEMOMINAS, devidamente preenchido, com especial ênfase na justificativa para uso das amostras.
2- Parecer emitido pelo CEP-HEMOMINAS atestando que o projeto de pesquisa coordenado por ele está aprovado. Caso o projeto de pesquisa ainda não tenha sido aprovado pelo CEP-HEMOMINAS, a solicitação será avaliada, mas a liberação das amostras, se autorizada, só poderá ser efetivada após a aprovação ética do projeto.
IMPORTANTE: Somente serão avaliados pedidos para uso de amostras para projetos de pesquisa com participação da Fundação HEMOMINAS que já tenham sido tramitados no Serviço de Pesquisa. O projeto e o cadastro de pesquisa ou Plano de Trabalho tramitados no Serviço de Pesquisa serão disponibilizados à Comissão de Gerenciamento do Biobanco como suporte para a avaliação do pedido. Os membros da Comissão têm o compromisso de manter em sigilo e confidencialidade quaisquer informações contidas nos projetos de pesquisa avaliados.
A Comissão de Gerenciamento do Biobanco irá avaliar a solicitação do pesquisador, considerando a relevância do projeto de pesquisa e a justificativa para uso das amostras da coleção, haja vista a garantia da preservação do acervo, a priorização do seu uso social e científico e o risco de esgotamento desnecessário das amostras do Biobanco. Essa Comissão poderá decidir pela não disponibilização, pela disponibilização parcial ou pela disponibilização integral do tipo, quantitativo e volume de amostras solicitadas. O pesquisador solicitante será informado da decisão da Comissão de Gerenciamento do Biobanco por e-mail.
Saiba como desenvolver pesquisas na Fundação HEMOMINAS acessando o link
Ensino e Pesquisa / Pesquisa Científica / Fluxo de desenvolvimento de pesquisa
Cessão de amostras do Biobanco
Havendo autorização de cessão de amostras, será agendada junto ao pesquisador a retirada das amostras no Biobanco da Fundação HEMOMINAS. O pesquisador principal deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso do Pesquisador sobre recebimento de amostras do Biobanco da Fundação HEMOMINAS, que deverá ser entregue no ato de recebimento das amostras.
As amostras serão entregues diretamente ao próprio pesquisador principal ou à pessoa por ele delegada por meio de documento original assinado e datado. O pesquisador receberá cópia do Termo de liberação de amostras, assinado pelo Gerente do Biobanco, contendo as informações sobre as amostras cedidas. O pesquisador deverá se responsabilizar por todo o material necessário para o transporte das amostras, de modo a garantir a sua preservação e biossegurança.
Toda produção científica gerada durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado com as amostras cedidas pelo Biobanco da Fundação HEMOMINAS deverá, obrigatoriamente, mencionar a HEMOMINAS pela cessão das amostras
Equipe Operacional
1. Marina Lobato Martins – Gerente
2. Cristina da Cunha Naghetini – Secretária
3. Stela Vidigal Milagres Galvão - Técnica operacional
4. Hélinse Medeiros Moreira – Técnica operacional
Comissão de Gerenciamento
1. Kíssyla Christine Duarte Lacerda – Coordenadora
2. André Rolim Belisário
3. Felipe Carlos Brito de Souza
4. Janaína Patterson Nogueira
5. Maria Clara Fernandes da Silva Malta
6. Marina Lobato Martins
8. Milena Batista de Oliveira
9. Priscila Cezarino Rodrigues
Local do Biobanco
Serviço de Pesquisa - Hemocentro de Belo Horizonte, Fundação HEMOMINAS
Alameda Ezequiel Dias, 321. Bairro Santa Efigênia. 30130-110
Belo Horizonte – Minas Gerais
Contatos
Secretaria do Serviço de Pesquisa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (31) 3278-4587
Marina Lobato Martins
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Kíssyla Christine Duarte Lacerda
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.