A solenidade oficial estadual em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi realizada no Palace Cassino, com a diplomação nas categorias “Azul” e “Bronze” aos doadores que completaram entre 10 e 24 doações regulares de sangue. Além dos doadores fidelizados, os parceiros institucionais - que desenvolvem campanhas motivadoras e mobilizadoras e que prestam um serviço silencioso à causa da doação de sangue - receberam também o reconhecimento estadual da Hemominas, com a diplomação de “Honra ao Mérito”.
A abertura da solenidade contou com os agradecimentos emocionados aos doadores proferidos pela coordenadora da Unidade de Coleta de Poços de Caldas, Cibele Spina; da secretária Municipal de Saúde, Fátima Livorato; da presidente da Câmara de Vereadores, Regina Maria Batagini; do vice-prefeito, Nizar El Khatib, e da presidente da Hemominas, Júnia Cioffi. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, mesmo com outras atividades simultâneas, fez questão de comparecer à homenagem e agradecer pessoalmente aos doadores de sangue.
Depoimentos
Celso Acácio, 65 anos, é doador de sangue desde 1994 e, a partir da inauguração da Hemominas de Poços de Caldas, em 2009, passou a doar sangue na unidade, onde se sente “mais a vontade”. Celso acredita que ainda falta conscientização do povo para a doação de sangue: “muitos dão desculpas, mas é preciso se conscientizar”, afirma. A esposa Maria José de Figueiredo, que por motivos de saúde não pode doar sangue, acrescenta: “Doar sangue é uma atitude ótima. Se eu pudesse, eu doaria”.
Ainda sem realizar sua primeira doação, Geisiele Aline Mucciaroni, acompanhou seu pai, José Moacir, que recebeu a diplomação como doador voluntário, e afirma que vai comparecer na unidade para passar pela triagem, pois sempre achou que pelo fato de ter tido hepatite aos 4 anos de idade não poderia doar. “Vou me informar mais e passar pela triagem para ver se posso doar sangue. Sou “DJ” e toco teclado com meu irmão em casamentos. Coloco-me à disposição para participar das atividades da Hemominas de Poços de Caldas”, afirma entusiasmada.
Essa é a atitude dos diversos voluntários parceiros que contribuem para a causa dentro de suas possibilidades. Como exemplo, a PUC Poços de Caldas, em parceria com a unidade de coleta, realiza campanhas sistemáticas junto aos estudantes. Iran Abrão, pró-reitor, e sua esposa Thatia Bonfim, coordenadora do curso de Fisioterapia da instituição, explicam: “A doação de sangue, de órgãos e de medula são trabalhadas nos cursos, especialmente os da área da saúde: Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia. Assim, é possível despertar no aluno a questão da doação. Muitos alunos nos cobram quando será a coleta na Universidade”, enfatiza o casal.
Também parceiros na causa, com várias intervenções conjuntas ao longo dos seis anos da Hemominas em Poços de Caldas, estão os três Lions Clube do município – “Urânio”, “Alumínio” e “Águas Termais” – e os dois Rotary Club, de “Poços de Caldas” e “Poços de Caldas Sul”. Nos comentários dos membros dos clubes, prestar serviços à comunidade com possibilidade de ajuda mútua é a motivação desses serviços voluntários. Dessa forma, dão ênfase aos programas e campanhas vinculados à saúde e um deles é a causa da doação de sangue.
Já Sebastião Domingos Leite, que faz questão de salientar seu apelido “Tião Preto de Muzambinho”, contribui mobilizando doadores e transportando-os até os postos de coleta para o ato solidário. Ele transporta possíveis doadores de sangue para a Hemominas de Poços de Caldas, para o PACE de Varginha, para a Hemominas de Pouso Alegre, para Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo. “Montamos uma associação, o ‘Clube Muzambinho’, que capta doadores com abordagem nas ruas e visitas domiciliares, somando cerca de 5 mil doadores cadastrados desde que comecei essa campanha motivado por um paciente de Muzambinho que estava internado em Campinas”, afirma. Com 67 anos, pai de sete filhos, com nove netos e dois bisnetos, Tião é um entusiasta e faz questão de apresentar o atual presidente do clube, Antônio Alves da Silva Sobrinho – que gosta de ser chamado de Toninho Pedreiro.
A história de Maria José de Carvalho Torraca, de 60 anos, é outra: passando em frente ao posto de coleta, espontaneamente sentiu vontade de doar e entrou para se candidatar à doação de sangue. Qual não foi sua surpresa, quando na triagem descobriu que estava anêmica. Orientada a se tratar, Maria José se curou e, depois, quando comprovadamente sua saúde permitiu, tornou-se doadora de sangue. “Doo desde 2011. O atendimento da equipe é muito bom”, completa.
Também se destacaram na solenidade oficial, o doador que, no dia da inauguração da Hemominas na cidade, foi o primeiro a doar sangue, Alexandre Ravanelli; o terceiro doador do dia da inauguração em 2009, Anderson Luiz Mariano; o doador voluntário agraciado em 2014 com o diploma da categoria “Azul” e ex-gerente administrativo da unidade, Victor Marchesi Filho e o Tenente Loredo, representando o Tenente-Coronel Frederi Antônio, comandante do 29º Batalhão da PM, parceiro institucional da Hemominas.
Na manhã do mesmo dia, um lanche especial e uma saudação aos doadores presentes deram o tom na Unidade de Coleta de Poços de Caldas.
Presidente e diretores da Hemominas cumprimentam doadores de Poços de Caldas e compartilham lanche especial - Foto: Divulgação
No Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), um culto ecumênico na segunda-feira (23/11) deu início às comemorações da semana do doador na unidade. Nos demais dias houve distribuição de lembranças alusivas à data, apresentações artísticas e diplomação dos doadores. A unidade de Manhuaçu também realizou uma missa em ação de graças homenageando os doadores na Igreja Matriz de São Lourenço. Também foram celebradas missas em ação de graças na unidade de Passos, Patos de Minas e Juiz de Fora. Nos outros dias da semana, os doadores que compareceram às unidades participaram de lanche especial.Em toda a rede, doadores recebem homenagem
Em Governador Valadares, a unidade recebeu decoração alusiva à comemoração. A diplomação dos doadores ocorreu no auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, Centro. Já o hemonúcleo de Ituiutaba, ao longo da semana, fez a entrega dos certificados aos doadores fidelizados e ofereceu lanche especial aos doadores que compareceram à unidade. Em Ponte Nova, além da diplomação dos doadores fidelizados, a unidade homenageou as mulheres doadoras com distribuição de rosas. A ação ocorreu no dia 25.
Também o Hemocentro de Montes Claros teve programação especial entre os dias 22 e 27 de novembro. A unidade recebeu decoração alusiva à data e os candidatos à doação que compareceram ao hemocentro puderam participar de um lanche especial em homenagem ao doador. Durante toda a semana, várias missas e cultos foram realizados em diversas igrejas da cidade, bem como uma palestra, “Solidariedade e Doação”, com o defensor público Wellison Cambuy no Grupo Espírita Irmão Sobreira. Na segunda-feira (23), a programação constou de uma campanha em favor da Doação de Sangue, em parceria com o SEST-SENAT. Na quarta-feira, 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade abriu as atividades com uma missa em homenagem aos doadores na Catedral de Montes Claros, seguindo-se uma um lanche especial no hemocentro, com a participação do cantor de MPB Rômulo Niegro. A solenidade de Diplomação dos doadores com mais de 25 doações ocorreu à noite, no Automóvel Clube de Montes Claros.
Em Pouso Alegre, Júnia Cioffi entrega placa ao doador Diamante Aurélio Dalton de Freitas - Foto: Divulgação
Também ofereceram lanche especial e homenagens aos doadores as unidades de São João del-Rei, Uberaba e Uberlândia. Em Pouso Alegre, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, entregou pessoalmente a placa em homenagem ao doador Aurélio Dalton de Freitas, pelas 55 doações completadas em 2015. A homenagem aos demais doadores das categorias Azul, Bronze, Prata e Ouro foi realizada pela coordenadora da unidade, Dra. Josiane Maria Pollini; pelo diretor Técnico-Científico da Hemominas, Dr. Fernando Valadares Basques; e pelo diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Hemominas, Dr. Marcelus Fernandes Lima. A unidade também organizou lanche especial para os doadores durante a semana e uma missa em homenagem aos doadores, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Veja as fotos:
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
...a Fundação Hemominas possui 22 unidades que fazem coleta de sangue no estado, uma unidade administrativa na Capital e um Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).