Hemominas inaugura mais uma unidade de coleta de sangue em Minas Gerais
Notícias
Doação de sangue
Hemominas inaugura mais uma unidade de coleta de sangue em Minas Gerais
Em parceria com a prefeitura de Itabira, o PACE Dr. José Pinto pretende facilitar o acesso à doação de sangue para os moradores da região
Com a presença de autoridades estaduais e municipais, foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira (15), o 13º Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas. Desta vez, a unidade irá funcionar no município de Itabira, na região central do estado.
Na solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, cumprimentou e agradeceu a todos os presentes e destacou a criação do Pace Dr. José Pinto como um passo fundamental para ampliar os estoques de sangue da Rede Hemominas, trazendo mais conforto e segurança aos doadores da cidade que, agora, não terão mais de se deslocar a Belo Horizonte para exercer esse ato solidário que salva tantas vidas. “Doar sangue é doar um pedacinho da gente, um ato de amor que alcança alguém que nem se conhece. Sabemos que essa estrada dificulta e desestimula um pouco a ida dos doadores à capital e, com este PACE, esperamos que se ampliem muito as doações na cidade e região e que elas se tornem um grande fornecedor de sangue e hemoderivados para toda a população mineira”, afirmou.
Referindo-se à Fundação Hemominas, Baccheretti salientou que, entre as instituições do SUS, a Hemominas é uma das que dão “show” na iniciativa privada. “Temos muito orgulho da qualidade do sangue da Hemominas; temos tecnologias que geram um risco muito menor nas transfusões de sangue, como a inativação de patógenos, que assegura um sangue muito mais limpo e puro, principalmente com relação a doenças como covid, dengue e outras mais conhecidas. No Brasil, quem faz isso em larga escala é a Hemominas – apenas um hospital privado de São Paulo usa tal tecnologia, mas em pequena escala. Então, esse PACE vai contribuir para fornecer um sangue da melhor qualidade para a população”. E concluiu: “Parabéns a todos vocês, doadores, por doarem parte de suas vidas, de seu tempo para salvar a vida de tantos outros que vocês nem sabem quem são!”.
Por sua vez, destacando o comprometimento da Secretaria de Estado de Saúde, na pessoa do secretário Fábio Baccheretti, bem como da Prefeitura Municipal na implantação do PACE, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, lembrou um pouco da evolução da Hemominas ao longo do tempo: “ A Fundação tem 39 anos; antes, só era possível pensar na ampliação de nossos serviços a partir de uma unidade completa, que exigia processos mais complexos, com processamento do sangue, realização de testes etc. À medida que fomos evoluindo, posso dizer que praticamos uma hemoterapia de primeiro mundo, certificados pela Associação Americana de Bancos de Sangue e, assim, temos agora a possibilidade de contarmos com os PACEs, para que o doador não precise se deslocar em caravanas para chegar às unidades, em geral, distantes. E este PACE só foi possível com a parceria da prefeitura, que nos cede servidores, funcionários e local de funcionamento, com todas as reformas necessárias. A Hemominas participa com o conhecimento técnico, o treinamento da equipe, fornecimento do material de consumo, a realização dos testes e o processamento do sangue, que depois é distribuído aos hospitais para ser utilizado da melhor forma possível”.
A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, lembrou a evolução da instituição ao longo do tempo e ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de Itabira - Foto: Adair Gomez
E ressaltou: “Itabira é uma cidade que sempre enviou caravanas a BH e recebeu coletas externas para doação de sangue. Então, o Posto é da população, do cidadão que virá, voluntariamente, doar sangue aqui. Este Pace está vinculado à Estação BH, na capital, e tenham a certeza de que a equipe da Hemominas que veio aqui ajudar a estruturar o serviço fez isso com o maior prazer e dedicação. E a equipe que vai atuar neste Posto será a Hemominas aqui: eles vão coletar, embalar o sangue e permitir que o sangue chegue a Belo Horizonte em perfeitas condições. Tenho certeza de que todos que vierem aqui serão muito bem recebidos e atendidos”. Finalizando, ela agradeceu a todos que aceitaram o desafio de implantar este PACE, cuja primeira coleta está prevista para dia 6 de junho: Agradeço especialmente aos doadores que aqui virão para exercer esse gesto de extrema solidariedade e amor ao próximo”.
Também o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destacou a vocação de comprometimento com a saúde que o município tem e saudou o PACE como uma grande conquista para a cidade e região: “Itabira é uma orbe dedicada à doação de sangue, levando caravanas à capital. Como disse o secretário, Fábio Baccheretti, doar sangue é um ato de amor. Complementando, considero que a doação é um gesto de compartilhamento dos mais nobres e humanos que uma pessoa pode fazer. Este PACE trouxe outros benefícios, como a geração de 20 empregos, uma equipe de profissionais que, com certeza, vai honrar o exemplo de desprendimento representado pelo doutor José Pinto, que nomeia nosso Posto. Parabéns, Itabira, parabéns doadores por esta grande conquista”, acentuou.
Ao agradecer a homenagem feita ao pai, doutor José Pinto, que emprestou seu nome ao PACE, sua filha, Natália Pinto, ressaltou, em especial, o prefeito Marco Antônio, que sugeriu a denominação. “Sentimo-nos muito orgulhosos com a homenagem. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade ao próximo e a referência ao meu pai é um reconhecimento ao profissional que ele foi, doando-se como médico e como ser humano durante toda a vida”.
Denominado PACE Dr. José Pinto, a unidade está localizada no Hospital Municipal Carlos Chagas - rua Chácara Fernando Jardim, 555 – bairro Campestre, e deve funcionar às quintas-feiras, atendendo até 60 candidatos à doação em cada dia de funcionamento. O novo PACE está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte.
Participaram também do evento a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Marques Machado Lima; a viúva do Dr. Zé Pinto, Eloisa Oliveira, o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Feu Ventorim; o deputado estadual, Tito Torres, além de prefeitos e representantes de municípios da região.
Posto Avançado de Coleta Externa
O Pace Dr. José Pinto deve funcionar às quintas-feiras, a partir de 6/6, atendendo até 60 candidatos à doação em cada dia de funcionamento. O novo Pace está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte - Foto: Adair Gomez
Essa modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e as prefeituras e secretarias de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.
O PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos, duas (2) ou quatro (4) vezes por mês.
Quem foi o Dr. José Pinto:
Nascido em 5 de janeiro de 1952, natural de Pará de Minas, Zé Pinto, como ficou conhecido, formou-se no curso de Medicina da UFMG em 1977. Chegou em Itabira em 1980, para atuar como médico na empresa Vale do Rio Doce. No mesmo período, também entrou para o corpo clínico do Hospital Carlos Chagas, onde atuou por muitos anos, presidindo a Comissão de Ética da entidade em 2008.
Ele também trabalhou no Hospital Nossa Senhora das Dores e nas secretarias municipal e estadual de Saúde em Itabira. Além disso, foi presidente da Associação Médica de Itabira e teve cargos de representatividade em várias entidades da classe.
Possuía especialidade em Clínica Médica, Cardiologia e Geriatria. Ativo e entusiasta na profissão, sempre buscou atualização continua. Participou de inúmeros congressos e cursos, ministrou palestras e apresentou trabalhos. Foi um médico excepcional, cuja dedicação deixou marcas na comunidade itabirana.
Faleceu em 7 de outubro de 2018. Por vontade própria e de conhecimento de sua família, seu corpo foi doado ao Laboratório da Anatomia da UFMG, como forma de gratidão à profissão que tanto amou.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social