imagem mostra o secretário de saúde, Fábio Baccheretti, na tribuna durante o discurso de inauguração do Pace

Em parceria com a prefeitura de Itabira, o PACE Dr. José Pinto pretende facilitar o acesso à doação de sangue para os moradores da região  

Com a presença de autoridades estaduais e municipais, foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira (15), o 13º Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas. Desta vez, a unidade irá funcionar no município de Itabira, na região central do estado.

Na solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, cumprimentou e agradeceu a todos os presentes e destacou a criação do Pace Dr. José Pinto como um passo fundamental para ampliar os estoques de sangue da Rede Hemominas, trazendo mais conforto e segurança aos doadores da cidade que, agora, não terão mais de se deslocar a Belo Horizonte para exercer esse ato solidário que salva tantas vidas. “Doar sangue é doar um pedacinho da gente, um ato de amor que alcança alguém que nem se conhece. Sabemos que essa estrada dificulta e desestimula um pouco a ida dos doadores à capital e, com este PACE, esperamos que se ampliem muito as doações na cidade e região e que elas se tornem um grande fornecedor de sangue e hemoderivados para toda a população mineira”, afirmou.

Referindo-se à Fundação Hemominas, Baccheretti salientou que, entre as instituições do SUS, a Hemominas é uma das que dão “show” na iniciativa privada. “Temos muito orgulho da qualidade do sangue da Hemominas; temos tecnologias que geram um risco muito menor nas transfusões de sangue, como a inativação de patógenos, que assegura um sangue muito mais limpo e puro, principalmente com relação a doenças como covid, dengue e outras mais conhecidas. No Brasil, quem faz isso em larga escala é a Hemominas – apenas um hospital privado de São Paulo usa tal tecnologia, mas em pequena escala. Então, esse PACE vai contribuir para fornecer um sangue da melhor qualidade para a população”. E concluiu: “Parabéns a todos vocês, doadores, por doarem parte de suas vidas, de seu tempo para salvar a vida de tantos outros que vocês nem sabem quem são!”.

Por sua vez, destacando o comprometimento da Secretaria de Estado de Saúde, na  pessoa do secretário Fábio Baccheretti, bem como da Prefeitura Municipal na implantação do PACE, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, lembrou um pouco da evolução da Hemominas ao longo do tempo: “ A Fundação tem 39 anos; antes, só era possível  pensar na ampliação de nossos serviços a partir de uma unidade completa, que exigia processos mais complexos, com processamento do sangue, realização de testes etc. À medida que fomos evoluindo, posso dizer que praticamos uma hemoterapia de primeiro mundo, certificados pela Associação Americana de Bancos de Sangue e, assim, temos agora a possibilidade de contarmos com os PACEs, para que o doador não precise se deslocar em caravanas para chegar às unidades, em geral, distantes. E este PACE só foi possível com a parceria da prefeitura, que nos cede servidores, funcionários e local de funcionamento, com todas as reformas necessárias. A Hemominas participa com o conhecimento técnico, o treinamento da equipe, fornecimento do material de consumo, a realização dos testes e o processamento do sangue, que depois é distribuído aos hospitais para ser utilizado da melhor forma possível”.

a imagem mostra a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, na tribuna durante o discurso de inauguração do Pace
A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, lembrou a evolução da instituição ao longo do tempo e ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de Itabira - Foto: Adair Gomez

E ressaltou: “Itabira é uma cidade que sempre enviou caravanas a BH e recebeu coletas externas para doação de sangue. Então, o Posto é da população, do cidadão que virá, voluntariamente, doar sangue aqui. Este Pace está vinculado à Estação BH, na capital, e tenham a certeza de que a equipe da Hemominas que veio aqui ajudar a estruturar o serviço fez isso com o maior prazer e dedicação. E a equipe que vai atuar neste Posto será a Hemominas aqui: eles vão coletar, embalar o sangue e permitir que o sangue chegue a Belo Horizonte em perfeitas condições. Tenho certeza de que todos que vierem aqui serão muito bem recebidos e atendidos”. Finalizando, ela agradeceu a todos que aceitaram o desafio de implantar este PACE, cuja primeira coleta está prevista para dia 6 de junho: Agradeço especialmente aos doadores que aqui virão para exercer esse gesto de extrema solidariedade e amor ao próximo”.

Também o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destacou a vocação de comprometimento com a saúde que o município tem e saudou o PACE como uma grande conquista para a cidade e região: “Itabira é uma orbe dedicada à doação de sangue, levando caravanas à capital. Como disse o secretário, Fábio Baccheretti, doar sangue é um ato de amor. Complementando, considero que a doação é um gesto de compartilhamento dos mais nobres e humanos que uma pessoa pode fazer. Este PACE trouxe outros benefícios, como a geração de 20 empregos, uma equipe de profissionais que, com certeza, vai honrar o exemplo de desprendimento representado pelo doutor José Pinto, que nomeia nosso Posto. Parabéns, Itabira, parabéns doadores por esta grande conquista”, acentuou.

Ao agradecer a homenagem feita ao pai, doutor José Pinto, que emprestou seu nome ao PACE, sua filha, Natália Pinto, ressaltou, em especial, o prefeito Marco Antônio, que sugeriu a denominação. “Sentimo-nos muito orgulhosos com a homenagem. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade ao próximo e a referência ao meu pai é um reconhecimento ao profissional que ele foi, doando-se como médico e como ser humano durante toda a vida”.

Denominado PACE Dr. José Pinto, a unidade está localizada no Hospital Municipal Carlos Chagas - rua Chácara Fernando Jardim, 555 – bairro Campestre, e deve funcionar às quintas-feiras, atendendo até 60 candidatos à doação em cada dia de funcionamento. O novo PACE está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte.

Participaram também do evento a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Marques Machado Lima; a viúva do Dr. Zé Pinto, Eloisa Oliveira, o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Feu Ventorim; o deputado estadual, Tito Torres, além de prefeitos e representantes de municípios da região.


Posto Avançado de Coleta Externa

imagem mostra a sala de coleta em primeiro plano e as autoridades ao fundo
O Pace Dr. José Pinto deve funcionar às quintas-feiras, a partir de 6/6, atendendo até 60 candidatos à doação em cada dia de funcionamento. O novo Pace está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte - Foto: Adair Gomez
Essa modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e as prefeituras e secretarias de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

 

O PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos, duas (2) ou quatro (4) vezes por mês.

Quem foi o Dr. José Pinto:

Nascido em 5 de janeiro de 1952, natural de Pará de Minas, Zé Pinto, como ficou conhecido, formou-se no curso de Medicina da UFMG em 1977. Chegou em Itabira em 1980, para atuar como médico na empresa Vale do Rio Doce. No mesmo período, também entrou para o corpo clínico do Hospital Carlos Chagas, onde atuou por muitos anos, presidindo a Comissão de Ética da entidade em 2008.
 
Ele também trabalhou no Hospital Nossa Senhora das Dores e nas secretarias municipal e estadual de Saúde em Itabira. Além disso, foi presidente da Associação Médica de Itabira e teve cargos de representatividade em várias entidades da classe.
 
Possuía especialidade em Clínica Médica, Cardiologia e Geriatria. Ativo e entusiasta na profissão, sempre buscou atualização continua. Participou de inúmeros congressos e cursos, ministrou palestras e apresentou trabalhos. Foi um médico excepcional, cuja dedicação deixou marcas na comunidade itabirana.
 

Faleceu em 7 de outubro de 2018. Por vontade própria e de conhecimento de sua família, seu corpo foi doado ao Laboratório da Anatomia da UFMG, como forma de gratidão à profissão que tanto amou.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar