Nesta segunda-feira, 22/4, a Fundação Hemominas participou do 7º Encontro de Negócios de Países da Língua Portuguesa, no Minascentro, em Belo Horizonte, apresentando as experiências da instituição em parcerias e cooperação internacional dentro do Fórum Setorial “Empreendedorismo Social – Educação, Cooperação Técnica e Desenvolvimento Tecnológico”.
Na mesa do Fórum Setorial estavam Júnia Cioffi, presidente da Fundação Hemominas; José Aparecido Gonçalves, diretor-executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos; Elisa Alkimim, diretora-executiva do HUB Belo Horizonte; João Amaro de Matos, da Universidade Nova de Lisboa; Francisco Veloso, da Universidade Católica Portuguesa; e AnneMarie Richter, da Girassol Soluções Sociais.
Em sua apresentação, Júnia Cioffi, presidente da Hemominas, salientou a importância das cooperações técnicas como busca de conhecimento e inovação tecnológica para o desenvolvimento de serviços de ponta para beneficiar os pacientes e clientes da Instituição. Além disso, propiciam a ampliação das pesquisas científicas para geração de conhecimento nas áreas de hematologia, hemoterapia, tecidos e órgãos.
Como destaque em projetos de cooperação técnica internacional, Júnia Cioffi citou as parcerias constituídas com centros de referência europeus e americanos em países de língua portuguesa que necessitam de apoio técnico- científico, como Angola e Moçambique.
Segundo a presidente da Hemominas, é interessante mostrar o empreendedorismo social praticado pela Fundação em países da África e em parcerias nacionais, além da possibilidade da troca de ideias e experiências que acontece no Encontro. “A participação neste Fórum nos proporciona evoluir mais na área do empreendedorismo social”, afirmou Júnia.
O Encontro de Negócios Brasil-Portugal iniciou-se como uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e desenvolvimento de negócios entre os países. Com o passar dos anos esse conceito ampliou-se, incorporando os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para discutir os desafios econômicos e empresariais diante do cenário atual.
Nesta sétima edição foram explorados temas como competitividade empresarial dos países de língua portuguesa e seus desafios em sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e gestão de recursos naturais.