A unidade da Fundação Hemominas em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Supervisão de Apoio à Gestão Escolar/SAGE e da Supervisão de Atenção à Educação na Diversidade/SAEDI, organiza nesta sexta-feira (26/10), às 7h30, a Capacitação dos profissionais da Educação sobre Doença Falciforme. A capacitação é aberta a estudantes de Pedagogia e demais interessados. O evento acontece no auditório da unidade, localizado na rua Barão de Cataguazes, s/n. Os interessados em participar podem se inscrever até esta quinta-feira (25/10) através dos telefones (32)3257-3123/3257-3125/3257-3133, de 7h às 13h, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O objetivo da capacitação é abordar aspectos clínicos, psicológicos, pedagógicos, direitos e políticas direcionadas aos alunos que realizam tratamento para doença falciforme e, por este motivo, muitas vezes necessitam de atenção especial, principalmente no ambiente escolar, além de compartilhar ideias sobre os papeis da escola, da família e dos locais de tratamento para garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa com doença falciforme. Foram convidados para a capacitação diretores, coordenadores e professores das escolas da rede municipal.
“Selecionamos escolas municipais que possuem crianças com doença falciforme. Em um outro momento vamos chamar todas as escolas municipais e estaduais. O evento inclui palestras para discutir, trocar ideias e experiências da pessoa com doença falciforme, preparando a área da educação para receber essas crianças”, explica a assistente social da unidade da Hemominas em Juiz de Fora, Lidiane de Moura.
Doença Falciforme
A doença falciforme é a doença hereditária mais comum no Brasil. Ela é resultante de alteração genética caracterizada pela presença de um tipo anormal de hemoglobina denominada Hemoglobina S (HbS). Ela faz com que as hemácias adquiram a forma de foice (daí o nome falciforme), em ambiente de baixa oxigenação, dificultando sua circulação e provocando obstrução vascular. A forma mais frequente da doença, e também a mais grave, é a homozigótica, que é denominada Anemia Falciforme ou Drepanocitose (Hb SS) e ocorre quando a criança herda de ambos os pais o gene S.
A Fundação Hemominas é responsável pelo tratamento de mais de 6 mil pacientes com doença falciforme em Minas Gerais. O tratamento multidisciplinar da Fundação propicia o cuidado integral a esse paciente. A unidade em Juiz de Fora atende cerca de 600 pacientes na região.
Confira a Programação:
- 07:30h Doença falciforme: aspectos clínicos – Dra. Maria Cristina (médica)
- 08:00h Convivendo com a doença falciforme – Rejane Mendes (psicóloga)
- 08:45h Escola e doença falciforme – Maria Tereza Ramalho (pedagoga)
- 09:30h Doença falciforme e direitos sociais – Lidiane Moura (assistente social)
- 10:00h: Programa doador do futuro – Claudia Lanna (assistente social da Captação de Doadores)
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr.
Adicionar comentário