Além do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em HTLV (GIPH), o seminário reuniu servidores da Hemominas, pesquisadores da UFMG, Fiocruz e da Fundação Sara. O evento encerra um estudo de coorte de pesquisa iniciado em 1997, e em janeiro de 2017 completa 20 anos. As atividades do grupo retornam no próximo ano.
O GIPH acompanha ex-doadores de sangue soropositivos e indeterminados para HTLV-1 e 2 da Fundação Hemominas de Belo Horizonte, seus familiares, além de pacientes com HAM/TSP do Hospital Sarah Kubitschek (Belo Horizonte, MG). Tal grupo aborda aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais da infecção pelo HTLV, incluindo: avaliações clínicas especializadas como neurologia, oftalmologia e dermatologia; avaliações de critérios clínicos diagnósticos de HAM/TSP e identificação de outras manifestações clínicas associadas ao HTLV-1.
Participam dos estudos ex-doadores da Hemominas, residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com sorologia alterada (positiva ou indeterminada) para o HTLV-1/2 desde o início dos testes de triagem sorológica. Também foram incluídos os familiares, além de outros voluntários selecionados aleatoriamente, que doaram no mesmo período. Os critérios para seleção dos participantes foram: faixa etária entre 18 e 60 anos; estar em boa saúde; quadro clínico sem ocorrências importantes, como doenças cardíacas, do fígado, rins, entre outras, e não terem recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos.
A Fundação Hemominas desenvolve pesquisas relacionadas ao vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (Human T cell lymphotropic vírus type 1). Este é um retrovírus isolado em 1980, a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T que implica também em doenças neurológicas. A coordenadora do grupo e médica da Fundação Hemominas, Anna Bárbara Proietti, destacou a importância de cada membro para a realização de um trabalho que foi se constituindo ao longo dos anos, agradeceu a cooperação de todos e parabenizou pelas conquistas. Durante o seminário, outros participantes apresentaram seus trabalhos e novas propostas para o GIPH 2, que dará continuidade às atividades do grupo.
Para mais informações sobre o assunto acesse o livro Cadernos Hemominas HTLV volume XVI. Disponível em: livro_htlv-2015.pdf
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Adicionar comentário