Marina Lobato: "Seminários permitem que os estudantes participem diretamente em diferentes fases de um projeto de pesquisa" - Fotos: Adair Gomez                                                                                       : participar diretamente em diferentes fases de um projeto de pesquisa,

 A Fundação Hemominas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), realizou nessa terça-feira, 1° de outubro, o XVI Seminário de Iniciação Científica da Instituição. O evento reuniu estudantes, orientadores pesquisadores e servidores da instituição no Hemocentro de Belo Horizonte, para apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos entre outubro de 2023 a setembro de 2024.

Este ano, foram apresentados cinco trabalhos nas seguintes linhas de pesquisa: Hemoglobinopatias, Doação de sangue e componentes, Doenças transmissíveis por transfusão e transplante, Transplantes, enxertos e terapia celular e Imuno-hematologia. Os trabalhos foram desenvolvidos por estudantes e orientadores que atuam no Hemocentro de Belo Horizonte, Hemocentro Regional de Montes Claros e no Cetebio (Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais).

Marina Martins, da Gerência de Desenvolvimento Técnico e Científico da Hemominas, destaca a importância e tradição do PIBIC na Fundação: “O programa contribui muito com nossos pesquisadores no desenvolvimento de seus estudos. A comunidade estudantil também é beneficiada, ao ter a oportunidade de exercer atividades para além dos programas acadêmicos curriculares, pois podem participar diretamente em diferentes fases de um projeto de pesquisa, do convite ao participante até a obtenção e análise de resultados, bem como a apresentação de trabalhos em eventos científicos, elaboração de relatórios e publicação dos resultados”, destaca.

Trabalhos Científicos

Estudante Geovana Beltrão apresenta sua pesquisa - orientadora foi Kissyla Lacerda – Fotos: Adair Gomez

Estudante Geovana Beltrão apresenta sua pesquisa - orientadora foi Maria Clara Malta Fotos: Adair Gomez

Os trabalhos desenvolvidos no período e apresentados no seminário são:

 Análise da Presença de Alfa-Talassemia em Pacientes Atendidos pelos Ambulatórios da Fundação Hemominas
O estudo foi desenvolvido pelo bolsista de iniciação científica da FAPEMIG, André Luiz Ribeiro, com orientação da pesquisadora Kissyla Lacerda, e visa identificar a prevalência de alfa-talassemia e os tipos de mutações mais comuns em pacientes atendidos nos ambulatórios da Fundação Hemominas. Estudos como este permitem conhecer os pacientes portadores da doença e promover a implementação de melhorias nos tratamentos ofertados pela Fundação. A alfa-talassemia é uma doença hereditária que ocasiona uma produção de quantidades muito pequenas de hemoglobina normal.

Padronização da Análise Molecular de Amostras Agrupadas Utilizando a PCR Digital para Identificação de Variantes Raras no Sistema Diego
A bolsista de iniciação científica da FAPEMIG, Giovana Beltrão, desenvolveu uma pesquisa com atuação na análise molecular para identificar grupos sanguíneos raros entre os doadores de sangue. O estudo, que teve a orientação da pesquisadora Maria Clara Malta, visa padronizar um método de análise que facilitará o acesso de pacientes com sangues raros aos doadores compatíveis e já identificados pela Hemominas.

A Infecção Pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) Associada ao Atraso na Enxertia Plaquetária após a Transplante Autólogo de Células Progenitoras Hematopoéticas do Sangue Periférico.
Laura Mendonça é bolsista de iniciação científica da FAPEMIG, e participa de um estudo que investiga como o HIV pode afetar a recuperação de um paciente após um transplante autólogo de células-tronco, onde as células do paciente são transplantadas nele mesmo. O trabalho contou com a orientação do pesquisador André Belisário e também com os pesquisadores Roberta Kelly de Andrade, Maurício Colombini, Luciana de Almeida e Karen Prata.

O Processo de Retrovigilância no Hemocentro Regional De Montes Claros - Fundação Hemominas.
A pesquisa da bolsista de iniciação científica da FAPEMIG, Rayssa Maria da Silva Pessoa, visa avaliar os processos de Retrovilgiância ocorridos entre 2020 e 2023 no Hemocentro Regional de Montes Claros. Sob orientação de Carolina Maia, o trabalho evidencia a atuação da Hemominas na seara de pesquisas, onde se produz inovação, conhecimento e pesquisas científicas nas áreas de hematologia e hemoterapia, com o objetivo de assegurar o máximo cuidado e eficiência aos pacientes da instituição e aos doadores.
 

Equipe de pesquisadores da Hemominas que orientou os estudantes - Fotos: Adair Gomez
Equipe de pesquisadores-orientadores da Hemominas e bolsistas - Fotos: Adair Gomez

Análise de Biomarcadores Angiogênicos em Indivíduos Infectados pelo Vírus Linfotrópico de Células T Humanas Tipo 1.
O bolsista de iniciação científica da FAPEMIG, Tales Godinho, atua em um estudo que tenta compreender melhor como o vírus HTLV-1 pode causar doenças graves. Quanto maior for o conhecimento na área, maiores as chances de descoberta de um tratamento eficaz. A pesquisa teve como orientador o pesquisador Luiz Cláudio Romanelli.

 A Iniciação Científica na Fundação Hemominas, por meio do PIBIC, oferta oportunidade de participação a estudantes de diferentes cursos de graduação, seja em Belo Horizonte ou nas cidades de atuação dos hemocentros regionais.

Para saber mais sobre o programa, trabalho apresentados e autores, acesse os anais do evento.  

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica – TEC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar