BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Fundação Hemominas participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FAPEMIG (PIBIC). O estudante de curso superior que tenha interesse em atividades de pesquisa pode ser selecionado para ter uma BOLSA do PIBIC. O bolsista irá atuar em projetos de pesquisa em desenvolvimento na Hemominas, em regime de dedicação de 20 (vinte) horas semanais, sob orientação do pesquisador que o selecionou. As bolsas serão para atuação durante o período de 12 meses.

Informações aos estudantes

Interessados devem enviar o currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

É importante informar qual o curso e período em andamento, Instituição de Ensino, disponibilidade de horário e dados para contato.

Mais informações sobre as linhas de pesquisa da nossa instituição podem ser acessadas em http://www.hemominas.mg.gov.br/ensino-e-pesquisa/pesquisa-cientifica/linha-e-grupos-de-pesquisa. 

REQUISITOS DO CANDIDATO À BOLSA

a) Estar matriculado regularmente em curso de graduação, onde já deverá ter cursado, no mínimo, o segundo período.

b) Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa.

c) Não ter vínculo empregatício.

d) Ter elevado desempenho curricular.

e) Dedicação às atividades de pesquisa propostas no Plano de Trabalho.

 Informações aos orientadores

INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA

A Fundação Hemominas tem o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV) para atender ao estudante de curso superior que tenha interesse em atividades de pesquisa e que não pode participar do PIBIC/FAPEMIG. Regulamentado pela Instrução Normativa PRE Nº 01/2020, o Programa tem por finalidade:

I- Despertar vocação científica e incentivar talentos entre estudantes de Graduação;

II- Proporcionar ao estudante, orientado por um pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos;

III- Estimular e desenvolver o pensamento científico e a criatividade decorrente das condições criadas pelo confronto com os problemas de pesquisa;

IV- Estimular servidores da Fundação Hemominas a desenvolverem projetos de pesquisa com participação de estudantes de Graduação;

V- Apoiar o desenvolvimento de pesquisas na Fundação Hemominas;

VI- Permitir a atuação de estudantes de Graduação em projetos de pesquisa aprovados pela Fundação Hemominas.

A entrada de propostas no PICV tem caráter de fluxo contínuo. A participação do estudante no PICV terá duração mínima de seis meses e máxima de 12 meses, podendo ser renovada por mais 12 meses. Porém, não poderá ultrapassar o período de desenvolvimento do projeto de pesquisa.

O estudante inserido no PICV irá atuar voluntariamente, sem recebimento de bolsa, em projetos de pesquisa em desenvolvimento na Hemominas, em regime de dedicação de 20 (vinte) horas semanais, sob orientação do pesquisador que o selecionou.

DAS CONDIÇÕES PARA SER ORIENTADOR E DOS SEUS DEVERES

– O orientador deverá estar necessariamente vinculado à Fundação Hemominas (ocupante de cargo efetivo ou de recrutamento amplo, com cargo de nível superior) e participar do projeto de pesquisa ao qual se vincula o plano de trabalho do estudante voluntário.

– Ter Currículo Lattes devidamente preenchido e atualizado na Plataforma do CNPq.

– Os pesquisadores poderão solicitar o cadastro de, no máximo, 3 (três) estudantes de Iniciação Científica Voluntária, caso não tenha orientação de Bolsista de Iniciação Científica.

– O número total de estudantes de Iniciação Científica, voluntária ou com bolsa, não poderá ultrapassar três para cada orientador.

– Incluir o estudante como membro da equipe da pesquisa, apresentando o Termo de Compromisso assinado pelo estudante.

– Elaborar o plano de trabalho e acompanhar o estudante nas atividades de pesquisa, se responsabilizando por providenciar as condições necessárias para o desenvolvimento do seu plano de trabalho.

– Responsabilizar-se pelo estudante quanto ao cumprimento das normas institucionais.

– Orientar o estudante na elaboração de relatórios e de trabalhos científicos resultantes do projeto de pesquisa.

– Enviar para a coordenação do PICV o relatório ao final do período de iniciação científica.

– Em caso de impedimento ou de desligamento do orientador, indicar novo orientador para dar continuidade à orientação do estudante, desde que o indicado preencha os critérios estabelecidos para ser orientador no PICV.

DAS CONDIÇÕES E DOS DEVERES DO ESTUDANTE

– Estar regularmente matriculado em curso de Graduação, e ter concluído um número de disciplinas condizentes com o plano de trabalho a ser desenvolvido.

– Ter Currículo Lattes devidamente preenchido e atualizado na Plataforma do CNPq.

– Fazer a contratação prévia ao início da atividade voluntária e durante toda a sua vigência, de seguro de acidentes pessoais, que deverá cobrir morte, invalidez permanente e acidentes pessoais, com um valor mínimo de indenização de R$10.000,00.

– Cumprir 20 horas semanais de atividades de acordo com o horário estabelecido pelo orientador.

– Obedecer às normas institucionais, com assinatura do Termo de Compromisso do Estudante de Iniciação Científica.

– Apresentar os resultados obtidos nos eventos científicos da Fundação Hemominas.

– Fazer referência à sua condição de participante do PICV nas publicações e nos trabalhos apresentados.

– Permanecer no PICV somente enquanto a pesquisa estiver em andamento.

– Caso desista de participar do PICV, comunicar formalmente a sua desistência ao orientador e à coordenação do Programa. A participação será encerrada imediatamente ou dentro do prazo máximo de 30 dias, conforme acordado com o orientador.

COMO SE INSCREVER NO PICV

O orientador deve enviar os seguintes documentos para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. :

- Comprovante de matrícula atual

- Comprovante do seguro de acidentes pessoais 

Para outras informações, entrar em contato com o Serviço de Pesquisa (31 3768-4587) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico Científico