Dirigida aos pacientes do ambulatório, o atendimento abrange as áreas de fisiatria, fisioterapia e ortopedia que atuam na profilaxia das complicações osteoarticulares e tratamento propriamente dito.
A intervenção fisioterápica nos pacientes com coagulopatias e doença falciforme teve início em 1985, com a criação do ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH). O tratamento fisioterápico consta de prevenção e reabilitação e objetiva tratar as lesões já instaladas e prevenir sequelas. Trabalha o sistema músculo-esquelético, desenvolvendo a capacidade física e funcional, permitindo a melhoria da qualidade de vida e a integração social do paciente.
Entre as várias iniciativas direcionadas a pacientes e familiares, destacam-se: medidas educativas, viabilizadas a partir de reuniões coletivas e orientações individuais durante o atendimento; ações multiprofissionais desenvolvidas para integração das ações junto ao paciente, bem como parcerias com outras unidades da hemorrede e instituições de saúde e ensino.
O projeto de humanização, em desenvolvimento, tem permitido individualizar as necessidades dos pacientes e aprimorar as ações de acordo com a demanda da clientela. Em média, o ambulatório atende 200 pacientes/mês, funcionando de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 19h.
Pacientes portadores de coagulopatia e hemoglobinopatia são atendidos pela ortopedia e fisiatria em consultas agendadas e, também, em caráter emergencial.
Entre os procedimentos constam: solicitação de exames de imagem, indicação de fisioterapia, orientação sobre atividades físicas para reabilitação do aparelho locomotor, de acordo com a necessidade. E mais: procedimentos de imobilizações (talas e aparelhos gessados) em casos de hemartroses graves, fraturas. São feitos avaliações e relatórios para o INSS e outros órgãos, atestando limitações e incapacidade física. Os casos com indicação cirúrgica são atendidos pela ortopedia do serviço no Ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clínicas/UFMG.
18/03/2025 14:50
28/01/2025 11:39
10/01/2025 15:56
A Fundação Hemominas disponibiliza os anexos que integram os contratos de Agência Transfusional e Assistência Hemoterápica. Estes anexos devem ser utilizados conforme cláusulas contratuais que normatizam os serviços prestados pela Fundação aos Estabelecimentos de Assistência à Saúde do estado.
Coleta de sangue em Varginha 31/03/2025 07:00 - 11:30 O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Varginha realiza coleta de sangue no município. |
Coleta de sangue em Viçosa 29/03/2025 07:00 - O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Viçosa realiza coleta de sangue no município. |
Acervo Técnico-Cientîfico na área de Hematologia & Hemoterapia e Saúde pública no contexto do SUS.
Patient Blood Management – PBM
Série Ciclo do Sangue - Os caminhos do sangue doado.
Informativo Conhecer e Compreender para Educar: hemoglobinopatias e coagulopatias para a escola
Informativo do Grupo Identidade da Fundação Hemominas