Na manhã desta sexta-feira (7), o Hemocentro de BH recebeu um grupo de 15 pessoas, mobilizadas pela Central Única das Favelas em Minas Gerais – CUFA Minas, para ajudar a melhorar os estoques de sangue na rede Hemominas.
A pandemia do coronavírus tem causado um grande impacto nos estoques dos hemocentros em todo o país. Atentos a isso, representantes da CUFA organizaram a campanha “CUFA Sangue Bom”, que já tem reunido doadores em vários estados.
“Desde o início da pandemia, nos mobilizamos para arrecadar doações de alimentos e produtos de primeira necessidade para distribuir às famílias necessitadas nas favelas e aglomerados. Também queríamos fazer algo em retribuição à sociedade que nos ajudou e pensamos na doação de sangue”, explicou a coordenadora da CUFA Minas, Patrícia Alencar.
Aproveitando essa oportunidade, a funcionária pública e uma das lideranças da CUFA em Raposos, Márcia Rodrigues, que já é doadora, veio ajudar mais uma vez. “Comecei a doar porque uma pessoa conhecida sofreu um acidente e precisou de sangue. Desde então, já são quase 20 anos doando”, contou.
Já a estudante Vitória Nazaré, de 18 anos, fez hoje a segunda doação de sangue. O exemplo veio de casa, já que o pai também é doador. “Na primeira doação estava um pouco ansiosa, mas foi bem tranquilo e deu tudo certo”.
Para garantir a segurança de todos nesse momento de pandemia, a Hemominas informa que é preciso agendar a doação de sangue. O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. No caso de grupos e caravanas, é preciso entrar em contato com o setor de Captação das unidades, para que o mesmo possa informar quais os melhores dias e horários para o comparecimento.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social18/03/2025 14:50
28/01/2025 11:39
10/01/2025 15:56
A Fundação Hemominas disponibiliza os anexos que integram os contratos de Agência Transfusional e Assistência Hemoterápica. Estes anexos devem ser utilizados conforme cláusulas contratuais que normatizam os serviços prestados pela Fundação aos Estabelecimentos de Assistência à Saúde do estado.
Coleta de sangue em Barbacena 31/03/2025 09:00 - 16:00 O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Barbacena realiza coleta de sangue no município. |
Coleta de sangue em Varginha 31/03/2025 07:00 - 11:30 O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Varginha realiza coleta de sangue no município. |
Acervo Técnico-Cientîfico na área de Hematologia & Hemoterapia e Saúde pública no contexto do SUS.
Patient Blood Management – PBM
Série Ciclo do Sangue - Os caminhos do sangue doado.
Informativo Conhecer e Compreender para Educar: hemoglobinopatias e coagulopatias para a escola
Informativo do Grupo Identidade da Fundação Hemominas