Mascote da Hemominas e Corte Momesca no HBH: animação a todoa prova - Foto: Adair Gomez

 Ô abre-alas que o Carnaval da solidariedade pede passagem!

Sensibilizados em contribuir para aumentar os níveis de estoque de sangue da Rede Hemominas – principalmente neste período de carnaval em que o comparecimento de doadores cai bastante e a demanda aumenta, a Corte Momesca de Belo Horizonte e as baterias dos blocos de Carnaval Axé das Gerais e Na Contramão estiveram na manhã desta sexta-feira, 17/2, no Hemocentro de Belo Horizonte HBH). Além da bateria, os blocos também levaram os integrantes para doar sangue.

 

Com a devida pompa, recepcionada pela mascote da Hemominas, a Corte Momesca de BH, composta pelo Rei, Rafael Eduardo (professor, ator e bailarino, que ostenta o título pela segunda vez), a Rainha, Efigênia Maria, e a Princesa, Gabriela Santos, desfilaram por vários setores do Hemocentro, acompanhados pelos blocos.

A aniversariante Elizabeth Silva: comemoração em ritmo de carnaval - Foto: Adair Gomez
A aniversariante Elizabeth Silva: comemoração em ritmo de carnaval - Foto: Adair Gomez

O rei do Carnaval, Rafael Eduardo, lembrou que é necessária a conscientização da população para a causa, uma vez que, nessa época, normalmente ocorrem muitos acidentes e, por isso, a Hemominas precisa estar preparada: “Para ter folia, é preciso alegria. Não dá pra fazer isso vendo a tristeza de quem depende de uma doação de sangue”, ressaltou.

 

A rainha e a princesa – que não podem doar sangue – acharam muito importante a campanha da Hemominas e o convite feito aos blocos e escolas de samba para ajudarem a incentivar a doação. E também ficaram felizes em poder trazer um pouco da alegria do Carnaval para o ambiente da Hemominas.

Na visita ao ambulatório, tocaram e sambaram o “Parabéns pra você” para a senhora Elizabeth Silva, que comemorou 63 anos hoje e acompanhava o neto, Samuel Freitas de Paula, 23 anos, submetido a uma transfusão sanguínea.

Blocos

Doadores do bloco Na Contramão: aliando iversão e solidariedade - Foto: Adair Gomez
Doadores do bloco Na Contramão: aliando diversão e solidariedade - Foto: Adair Gomez

 

O bloco Na Contramão, de Nova Lima, foi criado em 2011 sob a inspiração de aliar diversão e solidariedade. Desde o início, os abadás eram trocados por 2 kg de alimento e 1 litro de leite (o leite era doado ao Instituto Mário Penna). Nesses 12 anos de batucada, os participantes já arrecadaram mais de 50 toneladas de alimentos e 25 mil litros de leite.

Este ano, o grupo atendeu prontamente ao convite feito pelo HBH para participar da campanha. O organizador e representante do bloco, Téo Garzon, que já é doador de sangue, assim se manifestou: “A campanha vem ao encontro da missão do bloco, que é esse lado solidário. Tenho uma frase que me motiva: Pensar grande. Começar pequeno. Agir rápido”, revela.  A esposa de Téo, Josiane Biazus, também veio e doou sangue pela primeira vez.

Por sua vez, o líder do bloco Axé das Gerais, Fabinho, saudou os doadores desejando um “excelente dia para todos vocês, salvadores da Pátria da saúde!”. Doador antigo, desde os tempos do Hemoba (hemocentro da Bahia), Fabinho  destacou que “”sangue é vida”, lamentando não ter tido oportunidade de reunir mais participantes:

Hellen Dupim, do HBH, entrando na folia com o bloco Axé nas Gerais - Foto: Adair Gomez
Hellen Dupim, do HBH, entrando na folia com o bloco Axé nas Gerais - Foto: Adair Gomez

“Mas em maio próximo (campanha do Dia das Mães) já combinamos com o HBH e vamos trazer bastante gente e contribuir para suprir as necessidades dos bancos de sangue de Minas”, prometeu ele. Despedindo-se, desejou um Carnaval bem animado para todos e agradeceu: “Obrigado por tudo!”

Mas quem agradece são os doadores, né Fabinho?

Concluindo, a Responsável de Equipe da Captação de Doadores, Hellen Dupim,  salientou: “Ficamos muito felizes em receber a Corte Momesca, os blocos e o apoio que estão nos dando nessa campanha. A presença de todos você nos ajuda a salvar muitas vidas”.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicaçao Social