O plasma é uma solução líquida constituída de água, sais minerais, proteínas e íons, dentre outros, que corresponde à parte líquida do sangue. O plasma representa cerca de 55% do volume sanguíneo e contém os fatores necessários para a coagulação

O plasma fresco congelado (PFC) é um hemocomponente obtido por centrifugação de bolsa de sangue total, com posterior congelamento. É conservado à temperatura inferior a -20º C e contém todas as proteínas (fatores) da coagulação sanguínea. O volume médio de uma bolsa de plasma fresco congelado é em torno de 200 ml.

Indicação terapêutica
O plasma fresco congelado é utilizado terapeuticamente para transfusão em casos de sangramento devido à deficiência de fatores de coagulação ou profilaticamente como prevenção de sangramentos, antes de procedimentos invasivos associados a distúrbios da coagulação. Pode ser usado também para realização de troca plasmática, em doenças que apresentam, por exemplo, autoanticorpos, ou seja, anticorpos contra o próprio organismo. Assim, ao trocar o plasma do doente pelo plasma do doador, reduz-se a quantidade desses anticorpos. Além da transfusão, que corresponde a cerca de 20-30% do plasma doado, o plasma é usado na produção de outros hemoderivados como a albumina, imunoglobulinas, os complexos protrombínicos e os fatores de coagulação que são utilizados em diversos tratamentos oferecidos pelo SUS.

Validade
Sua conservação, quando congelado adequadamente, pode durar até por 1 ano (<-20°C) ou mesmo 2 anos (<-30°C).

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica