Com o objetivo de estimular doadores em boas condições de saúde a fazerem suas doações de sangue antes da folia de Carnaval, o Hemocentro de Belo Horizonte está promovendo campanha com ações na unidade e em vários locais da capital.

As doações são necessárias todos os dias, mas em períodos de férias ou eventos como o Carnaval, elas são fundamentais para manter os estoques em segurança, uma vez que a possibilidade de ocorrerem acidentes aumenta, sem contar os pacientes hematológicos atendidos diariamente nos ambulatórios da rede Hemominas em todo o estado que demandam transfusões constantes, como os afetados pela anemia falciforme e hemofilia.

 Além de busca ativa de caravanas com empresas parceiras para a mobilização de doadores no período e realização de coletas externas, vale conferir:

07/02 - quarta-feira, de 10h as 12h: divulgação no Aeroporto de Confins, com presença da mascote da Hemominas, distribuição de filipetas, bottons, ventarolas;

07/02 - quarta-feira, de 16h as 17h30: mobilização na concentração do bloco “Chama o síndico” (Avenida Afonso Pena, 1537), com distribuição de materiais de divulgação;

08/02 – quinta-feira, de 11h as 13h, mobilização de passageiros na rodoviária de BH;

09/02 – sexta-feira, 10h: apresentação da Corte Momesca no Hemocentro de Belo Horizonte (Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia), com a presença da mascote e distribuição de filipetas, bottons, ventarolas.

Já no pós-Carnaval, no dia 15, caravana da Polícia Militar comparecerá à unidade para doação coletiva, a partir das 7 horas.

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário:

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 16 e 69 anos; 
  • pesar mais de 50 kg;
  • estar bem descansado no momento da doação;
  • estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
  • não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Consulte todas as condições e restrições para doação de sangue.

A doação pode ser agendada online ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação Social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31) 99448-3555

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação - ACS