Com o objetivo de incentivar a doação de sangue antes do Carnaval, o Hemocentro de Juiz de Fora realiza uma ação diferente este ano: o "Bloco Unidos Pela Vida” convidou blocos e participantes do carnaval da cidade para apresentações na instituição e para doarem sangue.
Abrindo as atividades, nessa segunda-feira, 5 de fevereiro, a cantora Helô Mendes fez uma apresentação com o Bloco Helô Cats, pela manhã. Na terça-feira, 6, às 10h30, o Hemocentro recebe o cantor Ney Gerald, da Escola de Samba Real Grandeza. Durante esta apresentação, o grupo Médicos do Barulho fará uma panfletagem no entorno do Hemocentro para divulgar a causa e convidar pessoas a doarem sangue antes da folia. Na quarta-feira, dia 7, está prevista a participação da cantora Sandra Portela.
Blocos e carnavalescos da cidade foram convidados a aderirem a esta mobilização e enviarem representantes para doar sangue nesta semana que antecede o Carnaval. Assim, o Unidos Pela vida se une a outros blocos e aos amantes do carnaval para aumentar o comparecimento de doadores de sangue, visando garantir o atendimento adequado de pacientes que precisam de sangue durante o período da folia, além de outras urgências e emergências que possam ocorrer no período.
Com isso, a proposta de associar a solidariedade nas veias à alegria do carnaval se tornou mais ampla e diversificada. Com a mensagem: "Antes de cair na folia, doe sangue", a Fundação Hemominas espera contar com a adesão dos foliões e com a população em geral para o sucesso da campanha.
O Hemocentro de Juiz de Fora atende a 27 cidades, o que corresponde a 58 hospitais, além da demanda interna de pacientes que recebem sangue sem a necessidade da internação. Por tratar-se de um remédio que somente a solidariedade humana pode doar, nunca é demais ressaltar a importância do gesto.
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário:
- estar em boas condições de saúde;
- ter entre 16 e 69 anos;
- pesar mais de 50 kg;
- estar bem descansado no momento da doação;
- estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
- não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Consulte todas as condições e restrições para doação de sangue.
A doação pode ser agendada online ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31) 99448-3555
Hemocentro de Juiz de Fora: (32) 3257-3113