A busca ativa da Agente de Inteligência Artificial se dará com cidadãos que já doaram sangue na Rede Hemominas, por meio de canais oficiais específicos como WhatsApp/ telefone, e-mail e portal, e não deve ser confundida com qualquer tipo de golpe.

Após testes no interior do estado, a Fundação Hemominas deu início, em Belo Horizonte, ao uso de uma Agente de Inteligência Artificial (IA), a Assistente Virtual Captadora, para aproximar ainda mais os doadores de sangue da Rede Hemominas. A iniciativa visa agilizar e simplificar o processo de captação de doações de sangue, promovendo o agendamento ativo e ampliando o acesso dos serviços públicos aos cidadãos.

Os doadores devem ficar atentos às mensagens enviadas pela Assistente Virtual, que poderão ser recebidas por meio do WhatsApp (31) 4042-7157 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É importante frisar que os convites para agendamento são legítimos e não devem ser confundidos com qualquer tipo de golpe.

Os cidadãos interessados em se tornarem doadores de sangue também podem fazer o contato de forma ativa pelos canais informados e pelo chat no site da Hemominas (www.hemominas.mg.gov.br).

Em caso de dúvidas ou para mais informações, os doadores podem acessar o Fale Conosco disponível no site da Fundação Hemominas: https://www.hemominas.mg.gov.br/atendimento/fale-conosco.

Busca ativa 

“Olá Pedro, posso agendar-lhe uma doação no hemocentro mais próximo?”

Numa ponta, um possível doador de sangue. Na outra, a Assistente Virtual Captadora da Hemominas: a agente de IA monitora a quantidade de bolsas de sangue de cada grupo sanguíneo e a previsão de consumo. A partir daí, verifica a necessidade de reposição e entra em contato por WhatsApp, telefone ou e-mail com os doadores para lhes oferecer um agendamento ao hemocentro mais próximo. De maneira simplificada, acessível e breve, o robô inicia um diálogo com os doadores a fim de levá-los a efetivar a doação de sangue.

A busca ativa somente se dá com doadores já cadastrados no banco de dados da Rede Hemominas, priorizando aqueles que compareceram uma única vez ou esporadicamente e que podem contribuir com tipos sanguíneos específicos em nível crítico. A expectativa é que a automação agilize o processo de interação com os doadores, aumentando a taxa de doações, principalmente nos momentos de maior criticidade dos estoques.

O projeto emprega linguagens abertas como Kubeflow e pode ser replicado em outros hemocentros, uma das diretrizes de ciência aberta do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Dados em Belo Horizonte 

Na capital, de 22 de fevereiro a 17 de março de 2025, a Assistente Virtual já acionou autonomamente 26.929 pessoas, sendo que 564 resultaram em agendamento e 409 já compareceram ao hemocentro até a data de referência. A taxa de conversão de captados em agendados no WhatsApp chegou a 4,85% nesse período em que se iniciaram os contatos, maior que a expectativa inicial.

Serviço:

Testes com Assistente Virtual Captadora de doadores de sangue

Contatos da Assistente Virtual Captadora:

  • WhatsApp: (31) 4042-7157
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais informações para imprensa:

Assessoria de Comunicação Social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

(31) 3768-7586 / 3768-7634 / 3768-7662

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social