Reunião em Teófilo Otoni: Fernando Basques e Kelly Nogueira  da Fundação Hemominas, Ricardo Viana (Carlos Chagas) , Júnia Cioffi (Hemominas), Fernando Barbosa (Teófilo Otoni), Saulo Aparecido (Padre Paraíso), Launy Cantão e Ivan Santana (Teófilo Otoni). Fotos: divulgação
O hemonúcleo será construído numa área de 3,7 mil m², cedida pelo município para atender demanda regional.
Com o propósito de apresentar o projeto e o cronograma de obras para implantação do Hemonúcleo de Ipatinga, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, e os diretores da instituição, Kelly Nogueira Guerra e Fernando Basques, se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, no último dia 17.

A nova Unidade em Ipatinga vai atender a demanda de hemoderivados de todo o Vale do Aço. Tratamento de hemofílicos e pacientes que necessitam de transfusão, além de fornecimento de sangue para estabelecimentos de saúde serão realizados no próprio município. Atualmente, quase toda a demanda originada do Vale do aço é atendida pelo Hemocentro Regional de Governador Valadares, que fica a 105 quilômetros de Ipatinga.

Construído num terreno de 3,7 mil quilômetros quadrados, bairro Ferroviários, próximo ao Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR), o Hemonúcleo terá investimentos, do Governo do Estado, de cerca de R$ 6 milhões. A área foi cedida pela prefeitura de Ipatinga, conforme Lei Municipal 3.317/2014.

A presidente Júnia Cioffi adiantou que “a expectativa é que o Hemonúcleo esteja em funcionamento no prazo de dois anos, pois os recursos já estão assegurados e os projetos em fase de elaboração”. Diante de avaliação técnica e social, ela esclarece que “a Fundação Hemominas conhece a importância deste serviço para a população, por isso, estamos também negociando a implantação, em 2016, do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), em Ipatinga, até o término das obras do Hemonúcleo”. 

Conforme projeto do Pace, as captações e coletas de sangue serão realizadas na própria região – Ipatinga e entorno, com capacidade para captar 80 bolsas/dia. Atualmente, apenas o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, tem banco de sangue e faz coleta de cerca de 25 bolsas/dia, atendendo apenas a demanda própria. Os hospitais Municipal de Ipatinga, São Camilo (Coronel Fabriciano), Vital Brazil (Timóteo) e Unimed (Ipatinga e Coronel Fabriciano) utilizam os estoques do Hemocentro Regional de Governador Valadares. O Pace vai funcionar em área cedida pelo Hospital Municipal, bairro Cidade Nobre. 

No período de junho de 2014 a junho de 2015, foram realizadas 10.047 transfusões de hemocomponentes nos municípios de Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Coronel Fabriciano, Dionísio, Inhapim, Ipatinga e Timóteo. Os dados não incluem hospitais privados.

Também participaram da reunião, o superintendente Regional de Saúde (SRS-MG/Coronel Fabriciano), Wagner Barbalho, a gerente de Assistência do Hospital Márcio Cunha, Ana Rosa dos Santos, e o secretário adjunto de Saúde de Ipatinga, Waldemar Dias de Araújo.

Governador Valadares

Em Governador Valadares, a presidente Júnia Cioffi e os diretores Kelly Nogueira e Fernando Basques visitaram os servidores do Hemocentro Regional da Hemominas. A Unidade atua nas áreas de hematologia e hemoterapia, atendendo pacientes com coagulopatias hereditárias, hemoglobinopatias e os que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica. A área de abrangência do Hemocentro compreende as regiões dos Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e parte da Zona da Mata.

A agenda naquela cidade incluiu uma reunião com representantes da prefeitura - chefe de gabinete, Anselmo Martins de Paulo, e o diretor Eduardo Valencia – para discutirem o fortalecimento das parcerias já firmadas entre os poderes municipal e estadual, tais como campanhas de doação de sangue e atenção básica.

Teófilo Otoni

A cooperação técnica para a implantação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, foi o tema do encontro da Drª. Júnia Cioffi, Dr Fernando Basques e Kelly Nogueira com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Antônio Barbosa.

“Esse é o primeiro passo para o futuro núcleo da Hemominas em Teófilo Otoni”, explica Drª. Júnia Cioffi.   A comitiva visitou duas áreas para possível cessão do Governo do Estado, com o objetivo de implantação de mais uma Unidade da Fundação, que já conta com 22 – hemocentros, hemonúcleos e agências transfusionais -, instaladas em várias regiões mineiras.



Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar