Hemocentro de BH parabeniza os doadores no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Notícias
Doação de sangue
Hemocentro de BH parabeniza os doadores no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Dando continuidade às comemorações da 31ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, em especial, ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25/11), o Hemocentro de Belo Horizonte organizou ações especiais para retribuir a solidariedade dos candidatos à doação presentes.
Grupo de trabalhadores do DEER-MG aproveitou o "Novembro Azul" e fez uma apresentação sobre a importância do exame de próstata. Crédito: Adair Gomez
Hellen Dupim, responsável pelo setor de Captação de Doadores, fez questão de agradecer a presença dos doadores. “Recebam nossos agradecimentos e nosso carinho em nome do Hemocentro e dos pacientes. Não há medicamento que substitua o sangue. Somente com o gesto da doação de vocês conseguimos salvar tantas vidas”. Emocionada, ela também reconheceu o esforço de toda a equipe da unidade e também das empresas parceiras, que doaram produtos para o café da manhã especial que foi oferecido.
Aproveitando o mês e o tema da saúde, foi realizada uma apresentação de um grupo de trabalhadores do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), sobre a importância do exame para prevenir o câncer de próstata. Com as camisetas “Novembro Azul”, muito ritmo e bom humor, o grupo dançou, cantou e convidou os doadores a participarem da coreografia.
Maria Aparecida Alves, doadora fidelizada. Crédito: Adair Gomez
Maria Aparecida Alves, doadora O negativo, já fez mais de 60 doações e faz questão de comparecer três vezes ao ano. “Na época, comecei a doar porque ouvi falar que meu tipo de sangue era muito necessário e que sempre estava em baixa no estoque”, explicou. Ela aproveitou que não está trabalhando no momento para realizar mais uma doação no Hemocentro de BH nesta manhã. “O café da manhã está muito bom, e a apresentação foi animada. Estão de parabéns!
Washington Luiz Ribeiro, doador fidelizado. Crédito: Adair Gomez
O garçom Washington Luiz Ribeiro, doador fidelizado há mais de 20 anos, começou a doar por influência de uma conhecida que trabalhava na Hemominas. Ele também aprovou as ações realizadas nesse dia. “Achei magnífica a apresentação. Eu estou em dia com meu exame de prevenção”. “Sem contar o lanche, que foi uma surpresa muito bacana”, complementou.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
...o sangue doado passa por um processo de centrifugação, onde ocorre a separação dos hemocomponentes que são: concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e Fator VIII (ou crioprecipitado).