Dando continuidade aos temas abordados no GCIAMT – Congresso do Grupo Cooperativo Ibero-Americano de Medicina Transfusional, na manhã desta quinta-feira (16), foram realizadas palestras relacionadas ao tema central Plaquetas.
Silviano Wendel Neto, diretor médico do Banco de Sangue do Instituto de Hemoterapia Sírio –Libanês, abriu os trabalhos com a mini-conferência: Seleção de produtos plaquetários para pacientes refratários aloimunes. Neto definiu refratariedade plaquetária como “resposta ineficaz a transfusão de plaquetas”. Apresentou a experiência do hospital Sírio-Libanês sobre o assunto.
Na sequência, o médico Ricardo Olivo, responsável pela Seção de produção e fracionamento do Hemocentro Regional de Uberaba ( Fundação Hemominas), abordou o tema Pool de plaquetas ou plaquetas por aférese? Olivo falou dos benefícios, riscos de infecções e riscos ao doador. De acordo com o médico, o “Pool de plaquetas é apontado como o maior potencial de risco ao paciente, mas os testes sorológicos e Nat (Teste de Ácido Nucléico) reduzem o risco de contaminação viral (HIV, HBV e HCV)”. No final da apresentação, Ricardo Olivo disse que o ideal é ter os dois métodos de produção de plaquetas.
O tema: O que temos aprendido sobre contaminação bacteriana de plaquetas? Foi abordado pelo diretor do Centro de Transfusão da Comunidade Valenciana ( Espanha), Roberto Jesus Roig Oltra.
Na última década, o interesse pela contaminação bacteriana dos componentes sanguíneos, em especial , componentes de plaquetas , tem crescido enormemente. “A temperatura ambiente na presença de glicose, ácidos aminados e outros nutrientes são condições ideais para o crescimento bacteriano”, afirmou Ricardo.
Finalizando os trabalhos, dois assuntos foram abordados: Aplicação da genotipagem plaquetária na prática clínica, por Vagner de Castro, diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro da Unicamp; e Leucorredução em plaquetas, palestra ministrda por José Francisco Comenalli Marques Júnior, presidente do Centro de Hemoterapia Celular em Medicina em Campinas ( São Paulo).
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Adicionar comentário