Presidente da Fundação, Júnia Cioffi, saúda os participantes do Encontro de Rede

Encontro de Rede visa discutir o contexto atual e identificar oportunidades de melhorias nos processos da Fundação Hemominas.

Reunindo coordenadores, diretores, assessores e gerentes da Hemominas, o encontro prossegue até esta quinta-feira (10/03), em Belo Horizonte.

Presente na abertura do evento, a secretária-adjunta de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge, falou sobre as dificuldades que o estado vive atualmente, principalmente em termos financeiros, o que tem refletido na área da saúde. "O estado precisa trabalhar com todos os municípios na busca por uma solução conjunta”, explicou. A secretária reafirmou a importância do SUS para o país e pediu empenho de todos para que o Sistema Único de Saúde não perca seu propósito, que é garantir o acesso integral e gratuito para toda a população brasileira.

A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, agradeceu o apoio da Secretaria de Estado da Saúde à Hemominas e também falou sobre o momento restritivo pelo qual o Brasil passa. “Durante toda a sua história, a Hemominas passou por vários desafios. Conseguimos superá-los porque trabalhamos com dedicação. Precisamos da participação de todos para continuar tendo seriedade para superar este momento”, afirmou Júnia. A presidente também apresentou os servidores que assumiram cargos de coordenação e gerência na Fundação Hemominas e que estavam participando pela primeira vez do Encontro de Rede.

Durante a manhã, o tema abordado foi a “Gestão Participativa”, projeto estadual que visa promover processos participativos na gestão das políticas públicas. Os participantes foram divididos em grupos para compilar as sugestões dadas pelos servidores de cada unidade quanto as questões levantadas durante o “Seminário Estadual de Gestão Participativa”.

O Colegiado de Gestão Participativa na Fundação Hemominas terá a participação de seis membros, sendo um representante da diretoria, três servidores (sendo dois já eleitos em 2015 pelos próprios servidores e um membro do Colegiado Gestor de Humanização da Hemominas) e dois gestores, que serão indicados pelos participantes deste Encontro de Rede.

Integração SUS–Hemominas Vice-presidente, GEraldo Geudes, fla sobre integração SUS-Hemominas

Outro tema abordado na tarde dessa terça-feira (8) foi o projeto de Integração SUS–Hemominas, apresentado pelo vice-presidente da Fundação, Geraldo Luiz Moreira Guedes (foto ao lado).  De acordo com Guedes, o projeto – atualmente em fase piloto – é uma demanda da Secretaria de Estado da Saúde. Um dos objetivos é capacitar uma rede de serviços nas Unidades Básicas de Saúde do estado focada, principalmente, no atendimento às pessoas com doenças do sangue.

Entre outras diretrizes, estão estratégias para doação voluntária de sangue e a criação de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) para orientar os professores quanto às características, identificação e atendimento das doenças sanguíneas nas crianças, como a anemia falciforme. “Acredito que nós, da Hemominas, estamos preparados para essa integração”, considerou o vice Geraldo Guedes. “A tendência é que todas as equipes criadas sejam sempre fortalecidas”, completou.  

Teste do pezinho

Ainda durante a apresentação, foi ressaltada a importância do teste do pezinho, feito em bebês recém-nascidos, que possibilita o diagnóstico de várias doenças. “Desde 1998, com o exame, todas as crianças que apresentam a doença falciforme estão mapeadas para acompanhamento”, informou Guedes.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar