Hemocentro Regional de Juiz de Fora, em parceria com a Associação de Pessoas com Doença Falciforme do município, o 4º Encontro de Pessoas com Doença Falciforme

Organizado pela equipe do ambulatório do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, em parceria com a Associação de Pessoas com Doença Falciforme do município, o 4º Encontro de Pessoas com Doença Falciforme ocorreu nesta quinta-feira, 30. Com a presença de 27 pessoas, dentre pacientes, familiares e profissionais da unidade, este ano o tema abordado foi “Doença falciforme e Saúde Ocular”, visando incentivar a promoção da saúde ocular, além de despertar para práticas da prevenção de complicações, propiciando a melhoria no bem-estar físico e na qualidade de vida do paciente.

Para tanto, foram realizadas as seguintes palestras: “Saúde Ocular: Projeto Olho Vivo”, a cargo da professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, Zuleyce Lessa; “Setor de Saúde Escolar e a promoção da Saúde Ocular”, por Sandra Batista, responsável pelo setor na Secretaria de Educação municipal; “Saúde ocular e Doença Falciforme”, proferida pela médica hematologista do hemocentro, Dra. Daniela Werneck.

A doença

A doença falciforme é umas das alterações genéticas mais frequentes no Brasil e constitui-se em um grupo de doenças genéticas caracterizadas pela predominância da hemoglobina S (HbS) nas hemácias: anemia falciforme (HbSS), HbSC, S-talassemias e outras mais raras, como as Hb SD e Hb SE. Segundo os dados do programa de triagem neonatal em Minas Gerais (PTN-MG), sua incidência no estado é de 1:1.400 recém-nascidos. A incidência do traço falciforme é de um caso para cada 30 nascimentos. Entre as principais manifestações e complicações da doença falciforme estão: anemia crônica e icterícia; crises de dor e infecções.

Unidades que atendem pacientes com doença falciforme: Hemocentro de Belo Horizonte, Hemonúcleo de Diamantina, Hemocentro Regional de Governador Valadares, Hemocentro Regional de Juiz de Fora, Hemonúcleo de Divinópolis, Hemonúcleo de Manhuaçu, Hemocentro Regional de Montes Claros, Hemonúcleo de Patos de Minas, Hemonúcleo de  Sete Lagoas, Hemocentro Regional de Uberaba, Hemocentro Regional de Uberlândia.










Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar