Com apresentação de 19 trabalhos, foi realizado na sexta-feira (19/05) o XI Seminário de Iniciação Científica da Fundação Hemominas. O evento, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig, divulgou os resultados de pesquisas desenvolvidas com foco nos seguintes assuntos: doenças transmissíveis por transfusão e transplante; hemoglobinopatias; coagulopatias; imunohematologia e doenças da série vermelha.
Na abertura do seminário, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, ressaltou a importância de incentivar os jovens a seguir pelo caminho da pesquisa. “A Fundação Hemominas se preocupa em desenvolver o conhecimento científico, pois sabemos o impacto direto que os resultados das pesquisas têm na qualidade de vida dos pacientes”. Segundo a presidente, a investigação científica é um dos primeiros setores a sofrer durante uma crise econômica, mas que é preciso um esforço ainda maior para continuar. “A sociedade precisa saber que todo esse trabalho, que pode demorar anos para gerar resultados, é para trazer benefícios para toda a população”, enfatizou.
Após a abertura, cada estudante apresentou brevemente sua pesquisa, bem como as dificuldades encontradas durante a investigação. Os orientadores e demais participantes do seminário puderam fazer questionamentos e sugestões para o aperfeiçoamento dos trabalhos.
Iniciação Científica
Os Seminários de Iniciação Científica, que acontecem durante todo o ano, têm como objetivo divulgar, reconhecer e valorizar os resultados de pesquisas desenvolvidas na Hemominas pelos pesquisadores e estagiários bolsistas. O primeiro Seminário de Iniciação Científica da Hemominas foi realizado em 2007, com apresentação de 15 trabalhos.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Adicionar comentário