Educação técnica de nível médio vai qualificar servidores da Hemominas
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Fundação Hemominas, dá início, nesta segunda-feira (14/05), ao Curso Técnico em Hemoterapia, inédito em Minas Gerais. Na quarta-feira (16/05), às 18h,no auditório da sede da ESP-MG, avenida Augusto de Lima, 2061, Barro Preto, a hematologista e presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi, profere aula especial com o tema “A hemoterapia compartilhada no Estado de Minas Gerais”.
O curso terá duração de 18 meses, carga horária de 1.445 horas e será ministrado para 20 alunos, todos servidores da Hemominas, já com alguma experiência na área. O campo de atuação do profissional são os serviços de hemoterapia, tais como: hemocentros, núcleo de hemoterapia, unidade de coleta e transfusão e central de triagem laboratorial de doadores. Os profissionais terão atividades voltadas para a orientação prévia do cliente/paciente, coleta, processamento e análise do sangue e hemocomponentes. Também serão abordados conhecimentos sobre políticas de saúde, os princípios e diretrizes do SUS, aspectos históricos, sociais e culturais do sangue.
Os docentes/alunos da ESP-MG são profissionais atuantes nos serviços de Hemoterapia, com capacidade de operacionalização do curso voltado para a prática. A ESP-MG oferece ainda o Estágio Supervisionado ao final de cada unidade didática. O estágio é baseado em coleta e triagem, fracionamento, sorologia, hematologia, controle de qualidade, distribuição e transfusão. Será emitido certificado de Técnico em Hemoterapia aos participantes.
O curso piloto conta com investimentos do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS) e integra uma das quatro áreas de formação apontadas pelo programa, que inclui, além da Hemoterapia, Radiologia, Citologia e Vigilância em Saúde.
Segundo o diretor geral da ESP-MG, Damião Mendonça, a entidade tem concentrado seus esforços e investimentos na área de Hemoterapia, realizando importante parceria com a Hemominas. “O curso técnico em Hemoterapia vem ao encontro à meta da ESP-MG de ser referência em formação de profissionais de saúde, fortalecendo ainda mais nosso intercâmbio com a Hemominas”, salienta.
Para a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, o curso é importante devido a hemoterapia se inserir em toda as atividades de alta e média complexidade do SUS. “A hemoterapia está presente em cirurgias, transplantes, tratamentos quimioterápicos, entre outros. O curso propicia uma maior qualificação dos profissionais com o objetivo da melhoria no atendimento ao paciente”, conclui.
Conforme a especificidade dos trabalhos relacionados à Hemoterapia, desde a criação do Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados, em 1980, a área possui necessidade de formar um maior contingente de recursos humanos especializados na área de hemoterapia. Dessa maneira, os órgãos de regulação vêm adotando uma permanente atualização das normas técnicas e da legislação sanitária no exercício das atividades hemoterápicas, exigindo assim a formação de profissionais qualificados que integrem a equipe de saúde e atuem em todas as etapas do ciclo do sangue.
Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr.